Página inicial > Últimas Notícias > FCA - Professor da Unesp visita a Ufam para tratar de bubalinos e parcerias futuras

• Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 13h57
  • Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 13h57

O professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), docente Humberto Tonhati, no mês de novembro, visitou a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) para tratar sobre o controle zootécnico em bubalinos com foco na caracterização das raças e documentação oficial junto a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB). Além disso, o docente também proferiu palestra sobre produção sustentável de bovídeos no Amazonas, participou de reuniões de trabalho com pecuaristas e fez uma visita prática em uma criação modelo de gado de corte.

A bubalinocultura é uma área da Zootecnia que aborda as particularidades dos búfalos como qualidade da carne, derivados lácteos, qualidade do couro, e o modo de criação e condições de manejo. De acordo com o professor, o convite para visitar o Amazonas nasceu de um relacionamento antigo com a Ufam. "Entre 2011 e 2012, estive presente na implantação do curso de Zootecnia no campus de Parintins. Participamos das audiências públicas do planejamento da fazenda prática da Universidade e dos primeiros concursos que foram feitos. Tenho um relacionamento de bastante tempo com a Ufam e, na época, o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, que hoje é o diretor da FCA, coordenava essas atividades da implementação desses novos campus e a Fazenda Experimental da Ufam. Queria parabenizar a todos da Ufam, apesar de não ter tido uma convivência maior por conta da pandemia, mas foram feitas várias visitas e planejamos atividades futuras, principalmente, ligadas a projetos de desenvolvimento científico e tecnológico que atendam as necessidades de uma produção sustentável da Amazônia”, enfatizou.

O professor lembrou que o encontro é decorrente do interesse dos pesquisadores e produtores da região pela bubalinocultura. “Na visita à Fazenda Experimental, foi feito um dia de campo em que eu, os discentes, da graduação e pós-graduação, docentes e alguns pecuaristas pudemos debater sobre as raças bubalinas, as particularidades da criação e reprodução. Na reprodução das búfalas, particularmente, o professor Fábio Jacob Dias, da FCA, falou sobre a inseminação artificial que está sendo adotada no rebanho da Fazenda Experimental. Minha impressão sobre o setor foi muito positiva na medida em que a utilização dessas novas biotecnologias permitem fazer as aulas práticas, importantes para o Ensino, Pesquisa na Amazônia e também Extensão. Na Extensão, pode haver um trabalho em conjunto com os criadores. Na oportunidade, alguns criadores demonstraram interesse na adoção da inseminação artificial em tempo fixo”, disse.

Na programação houve também uma visita prática à criação modelo de gado de corte da Fazenda Geny. De acordo com o gerente operacional da fazenda, Miguel Souza, a propriedade atua com melhoramento genético e está se preparando para trabalhar com gado de corte. “A Fazenda está há 13 anos no mercado, com 280 animais, e atuação também em outros estados. Iniciou com gado de leite, em seguida começamos a trabalhar com melhoramento genético de gado nelore. Agora, entre novembro e fevereiro, estamos montando toda a estrutura da Fazenda para gado de corte. São 39 hectares sendo modificados e reestruturados para fazer um sistema rotacionado com uma boa alimentação de capim considerando a análise de solo, praça de alimentação e padronização de quadras. Daqui sairão os estudos, as melhorias, metodologias e vamos aprender com a prática desenvolvida na fazenda”, conta.

O diretor da FCA, professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, apontou a relevância dessa parceria de longa data com o professor da Unesp, das visitas às fazendas Experimental e Geny e da possibilidade de projetos futuros. “O professor Humberto Tonhati colabora conosco há bastante tempo. Ele e outros professores/pesquisadores da UNESP/Jaboticabal atuaram de forma decisiva na instalação do Curso de Zootecnia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ de Parintins. Como já temos esse histórico de interação, e conhecedores de toda a expertise desses nossos parceiros, queremos agora intensificar esses contatos, com a elaboração de projetos envolvendo a participação de quadros da FCA e ICSEZ, em especial, na busca da conhecimento científico que traga alternativas reais para esse importante segmento do setor primário, a pecuária, sempre com compromisso social e ambiental e trazendo melhoria de qualidade de vida para as populações amazônicas’, finalizou.