Tese de Doutorado do ICOMP/Ufam recebe Premiação no Concurso de Teses e Dissertações de Informática na Educação do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2020

• Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 15h19
  • Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2020, 16h20

A egressa Andreza Bastos Mourão foi premiada com o 2o. lugar no evento CTD-IE do Congresso Brasileiro de Informática na Educação pela publicação de sua tese. A tese tem por título o Modelo Inclusivo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Acessíveis para Apoiar a Educação Inclusiva e foi defendida em 04 de Outubro de 2019.

A professora realizou seu doutorado do Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas, do Programa de Pós-Graduação em Informática, com orientação do professor José Francisco de Magalhães Netto (Ufam). A premiação ocorreu durante o Congresso realizado nos dias 24 a 28 de Novembro, pela primeira vez transmitida no formato on-line.

A Tese vem ganhando visibilidade na área educacional e contribui com um Modelo Inclusivo responsável pelo desenvolvimento de inúmeros artefatos para apoiar a Educação Inclusiva.

Segundo Andreza Mourão, que atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas, “ser finalista já foi uma grande conquista, e ser premiada com um 2o lugar foi uma honra e um mérito, dado o esforço e o trabalho árduo de uma pesquisa de doutorado, me sinto privilegiada em representar a Ufam e a UEA neste concurso. A Educação Inclusiva necessita de visibilidade, apoio e investimentos para amenizar as inúmeras dificuldades que docentes e discentes enfrentam em nosso país, e contribuir com essa temática é minha principal meta”, afirma a docente, que possui publicações nacionais e internacionais com o tema de sua tese.

Concurso de Teses e Dissertações de Informática na Educação (CTD-IE) do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE)

O Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação, de caráter internacional, que busca promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação.

O Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE) é um evento paralelo tradicional do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e que seleciona e premia os três melhores trabalhos nas categorias: teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso da área de Informática na Educação.