Página inicial > Últimas Notícias > Projeto OBESUS realiza palestra sobre os desafios impostos para a mudança, dia 27

• Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 10h46
  • Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 10h49

O Projeto OBESUS, Coordenado pelo professor Bruno Tavares, do Núcleo de Atividades Integradas do Instituto de Ciência Biológicas e da Faculdade de Medicina da Ufam, realiza, no dia 27 de novembro (sexta-feira), das 14h às 16h (horário de Manaus), a palestra on-line "Os desafios impostos para a mudança comportamental: uma abordagem da obesidade", na plataforma Youtube, no Canal Ufam, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=BszJQgUQUQY.

A palestra contará com certificação de 2 horas, não necessita de inscrição e tem como público-alvo profissionais e estudantes da área de saúde e áreas afins. O evento é parte integrante das aulas do Curso de Educação Profissional para Prevenção e Tratamento da Obesidade no SUS, promovido pelo Projeto OBESUS para os profissionais da saúde do Amazonas.

Serão abordadas na palestra as características que tornam a comunicação eficaz; as estratégias de comunicação; a postura dos profissionais que facilitam a comunicação; e os princípios base da entrevista e acompanhamento motivacional, com o objetivo de reforçar a importância do papel dos profissionais de saúde na promoção da mudança de comportamento dos seus pacientes, a partir do reconhecimento da melhor forma de comunicar com os pacientes no sentido de facilitar o seu processo de mudança comportamental, ou seja, tornar os profissionais mais capazes de ajudar, guiar e facilitar a mudança de comportamento dos pacientes.

A palestrante é a pesquisadora portuguesa Susana Pedras, Psicóloga Clínica, mestre em Psicologia da Saúde, PhD em Psicologia Aplicada, pela Escola de Psicologia. Pesquisadora Pós Doc no Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento Positivo, na Universidade Lusíada-Norte, Portugal. Realiza estudos e programas de intervenção na área de promoção da saúde e do bem-estar. Tem vários capítulos de livros e artigos científicos publicados internacionais. Atualmente colabora com equipes de investigação internacionais, incluindo o Núcleo de Atividades Integradas.

E a moderadora é a professora Regismeire Viana, Nutricionista, mestre e doutora em Saúde Pública e Pesquisadora do Núcleo de Atividades Integradas.