Página inicial > Últimas Notícias > Resultado final do processo seletivo do PIBIC tem mais de 1,6 mil aprovados

Resultado final do processo seletivo do PIBIC tem mais de 1,6 mil aprovados

• Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 09h03
  • Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 09h04

A Propesp divulgou nesta terça-feira, dia 25, a lista de projetos e registro de alunos voluntários, aprovados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Foram selecionados um total de 1.674 projetos, sendo 1.191 da capital e 483 do interior. Após a divulgação dos selecionados, os estudantes devem aguardar a publicação das orientações para a próxima etapa do processo que será divulgado pela Propesp.

"A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação quer parabenizar alunos e docentes da nossa Universidade pelo sucesso na submissão de projetos de iniciação científca no edital do Pibic 2019/2020. Aproveitamos também para agradecer o trabalho executado pelos membros dos comitês cientificos do Pibic, assim como à equipe do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) pela migração do Portal Lira para a plataforma de e-campus, que facilitou muito o trabalho de submissão e  de avaliação dos projetos a partir deste ano. Ficamos muito felizes porque temos certeza que a graduação e a pesquisa da Ufam vão crescer em quantidade, mas sobretudo em qualidade. Esperamos que, ao término, até com os recursos que ainda estamos aguardando possam vir acontecer, a iniciação cientifica na Ufam ultrapasse a execução de 1.700 projetos. Estamos bastante felizes e parabenizamos toda a nossa comunidade", expôs a professora Selma Baçal.

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação em todas as áreas do conhecimento, sendo o primeiro passo na carreira do cientista, no qual o estudante-pesquisador exerce a pesquisa acadêmica sob a orientação de um professor-pesquisador.

As modalidades

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, no âmbito da UFAM, abrange as seguintes modalidades de forma integradas: a) PIBIC: voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, de forma geral; b) PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF): tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes no âmbito da Ufam. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. Os alunos voluntários são discentes não bolsistas (sem remuneração) que serão integrados em uma dessas duas modalidades e estarão submetidos ao mesmo sistema de deveres e direitos dos bolsistas, exceto a recepção do valor pecuniário referente à bolsa e a vedação a vínculo empregatício concomitante.

Acesse os resultados.