Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Resultado final do processo seletivo do PIBIC tem mais de 1,6 mil aprovados
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Resultado final do processo seletivo do PIBIC tem mais de 1,6 mil aprovados

  • Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 09h03
  • Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 09h04
  • Acessos: 1227

A Propesp divulgou nesta terça-feira, dia 25, a lista de projetos e registro de alunos voluntários, aprovados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Foram selecionados um total de 1.674 projetos, sendo 1.191 da capital e 483 do interior. Após a divulgação dos selecionados, os estudantes devem aguardar a publicação das orientações para a próxima etapa do processo que será divulgado pela Propesp.  

"A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação quer parabenizar alunos e docentes da nossa Universidade pelo sucesso na submissão de projetos de iniciação científca no edital do Pibic 2019/2020. Aproveitamos também para agradecer o trabalho executado pelos membros dos comitês cientificos do Pibic, assim como à equipe do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) pela migração do Portal Lira para a plataforma de e-campus, que facilitou muito o trabalho de submissão e  de avaliação dos projetos a partir deste ano. Ficamos muito felizes porque temos certeza que a graduação e a pesquisa da Ufam vão crescer em quantidade, mas sobretudo em qualidade. Esperamos que, ao término, até com os recursos que ainda estamos aguardando possam vir acontecer, a iniciação cientifica na Ufam ultrapasse a execução de 1.700 projetos. Estamos bastante felizes e parabenizamos toda a nossa comunidade", expôs a professora Selma Baçal.

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação em todas as áreas do conhecimento, sendo o primeiro passo na carreira do cientista, no qual o estudante-pesquisador exerce a pesquisa acadêmica sob a orientação de um professor-pesquisador.

As modalidades

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, no âmbito da UFAM, abrange as seguintes modalidades de forma integradas: a) PIBIC: voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, de forma geral; b) PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF): tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes no âmbito da Ufam. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. Os alunos voluntários são discentes não bolsistas (sem remuneração) que serão integrados em uma dessas duas modalidades e estarão submetidos ao mesmo sistema de deveres e direitos dos bolsistas, exceto a recepção do valor pecuniário referente à bolsa e a vedação a vínculo empregatício concomitante.

Acesse os resultados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página