Página inicial > Últimas Notícias > Ufam promove de evento sobre migração de peixes

Ufam promove de evento sobre migração de peixes

• Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 10h30
  • Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 10h54

O Dia Mundial da Migração de Peixes (World Fish Migration Day) é uma celebração global com iniciativas voluntárias ao redor do globo. Em Manaus será celebrado no dia 23 de outubro às 10h (horário local), via YouTube, com a realização do Seminário “Conectando peixes, rios e pessoas”. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros (PPGCARP), pelo Laboratório de Ecologia Pesqueira (LABEP) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apoio do Instituto Piatam e da Wildlife Conservation Society (WCS-Brasil), o evento tem o propósito de informar e conscientizar toda a sociedade acerca da importância da conservação dos peixes migradores e dos ambientes aquáticos.

As inscrições dos participantes serão realizadas de forma online para a emissão de certificado. Os palestrantes confirmados, até o momento são: professor Carlos Freitas, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); professor Fabrice Duponchelle, do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), professor Miguel Petrere, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e professor Ronaldo Barthem, do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).

Peixes migratórios são peixes que nadam distâncias curtas ou longas diariamente ou anualmente e em diferentes tipos de ambientes, como forma de garantir seu ciclo de vida (como para a reprodução e alimentação). As espécies podem migrar rio acima e rio abaixo, em alguns casos entre rios e oceanos e através dos oceanos, por exemplo. Muitas espécies de peixes migratórios estão criticamente em perigo ou ameaçadas por fatores como a instalação de barragens, que interrompem o fluxo natural dos rios e impedem suas rotas migratórias habituais, pelas mudanças dos ciclos hidrológicos e pela fragmentação das áreas de desova e alimentação, principalmente.

Para o professor Carlos Freitas, membro titular e coordenador do Comitê de Assessoramento do CNPq - área de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, esse evento se faz importante para a garantir a sobrevivência dessas espécies nas próximas gerações. “Os peixes migratórios são um elo crucial na cadeia alimentar e desempenham um papel importante na criação de sistemas fluviais saudáveis ​​e produtivos. Além disso, eles fornecem um importante suprimento de alimentos e meios de subsistência para milhões de pessoas em todo o mundo. Eles são ecologicamente, culturalmente, economicamente e recreativamente importantes”.

Data: 23 de outubro de 2020

Hora: 10h (horário Manaus)

Local: via YouTube

Link para inscrição: https://bit.ly/3kgb35M