Página inicial > Últimas Notícias > Departamento de Física da Ufam promove XXIV Semana de Física com o tema ‘Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira’

• Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 14h22
  • Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 16h02

O Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promove na próxima semana, no período de 19 a 21 de outubro, a ‘XXIV Semana de Física’. A Semana é simultânea à ‘17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020’, cujo tema é “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”. O evento será online e as inscrições são gratuitas. Mais detalhes sobre o evento acesse o endereço https://www.even3.com.br/xxiv_semana_fsc2020/ .

A XXIV Semana de Física, concomitante com a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020, tem como principais objetivos apresentar a produção acadêmica do Departamento de Física da Ufam, além de integrar os diversos níveis de ensino, refletir, discutir e analisar o contexto educacional local, objetivando elaborar propostas que elevem a qualidade do ensino de Física.

A cerimônia de abertura virtual ocorre às 9h15, com a presença da Comissão Organizadora e demais convidados e representantes institucionais. Às 10h, ocorre a palestra de abertura do evento, com o professor titular do Departamento de Física do Centro de Investigação e de Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional do México (Cinvastev) e pesquisador na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), Gerardo Herrera Corral, com o tema “O Universo e suas Imperfeições (The Imperfect Universe)”, onde abordará aspectos sobre a origem do universo e das partículas elementares, buracos negros e questões relacionadas ao papel da simetria no mundo como o conhecemos.

O evento conta com uma vasta programação relacionada ao tema com palestrantes regionais, nacionais e internacionais. Para participar é necessário acessar a página da Semana e fazer a inscrição.

A Comissão Organizadora da XXIV Semana de Física tem como membros os professores Marcos Marques da Silva Paula (coordenador), Puspitapallab Chaudhuri (vice-coordenador), Edgard Aparecido Sanches (membro); Sangela dos Anjos Pereira (membro); e o membro discente do PPGFIS, Cláudio Natálio Lima.