Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Departamento de Ciências Fisiológicas apostam na produção de podcasts para tornar a ciência mais acessível

• Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 17h30
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 17h30

Com apoio da Pró-reitoria de Extensão, as produções estão disponíveis em diversas plataformas de streaming

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Coordenado pelos professores Guilherme Arêas (coordenador) e Rafael Alvim (vice-coordenador), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/ Ufam), o projeto de extensão “Podcast Integrativa Fisiológica” tem a proposta de divulgar, através de conteúdos digitais em formato de áudio, conhecimentos sobre a fisiologia cardiovascular de forma mais acessível.

O projeto conta com a participação de 13 graduandos dos cursos de Fisioterapia, Biotecnologia e Farmácia e as produções sobre Fisiologia Humana são disponibilizadas mensalmente nas principais plataformas de streaming.

Surgimento do Projeto

Segundo o professor Guilherme Arêas, a ideia do projeto surgiu em 2016 quando, afastado da Ufam para cursar o doutorado, entrou em contato com a mídia podcast. “Primeiramente tive contato com programas de divulgação de informações gerais e fui me aprofundar, buscar assuntos mais específicos até acessar canais voltados à divulgação científica, como o Dragões de Garagem, por exemplo. Comecei a seguir e a ter bastante vontade de fazer algo nesse sentido também. Passei um ano em Chicago, EUA, e lá tinha um laboratório de Fisiologia Integrativa, o que me chamou bastante atenção pela maneira como  relacionavam a Fisiologia a diversas áreas, como a Neurologia e a Endocrinologia, por exemplo. Então, eu pensei em estruturar algo nesse sentido de facilitar a divulgação científica através da produção de podcasts. Quando voltei para a Ufam, em 2019, propus o projeto, que foi aprovado pela Proext e estamos trabalhando arduamente nele”, relata o professor.

Trabalho em equipe

Toda semana a equipe se reúne para escrever o roteiro, na produção dos podcasts até que tudo seja aprovado para compartilhamento. O graduando do curso de Farmácia, Marcelo Almeida, assume as funções de roteirista e de editor de áudio no Projeto. Ele conta um pouco de como funciona o trabalho em equipe. "O projeto como um todo é bem democrático. Para a escolha dos temas dos episódios todos, incluindo o professor Guilherme, levam ideias de temas para as reuniões e lá debatemos sobre as ideias definindo, dessa forma, o assunto do episódio. Com a pauta escolhida, nós geralmente recebemos orientações  do professor sobre o que seria ou não legal.Nós  costumamos fazer os trabalhos em 3 grupos  e cada grupo fica responsável por uma parte do episódio. Feita toda a divisão, cada equipe pesquisa e escreve sobre a parte pela qual ficou responsável e, no final, juntamos tudo e lemos todo o roteiro junto do professor nas nossas reuniões semanais. Essas reuniões nos ajudam a podar as arestas pendentes e ajustar detalhes do texto, para que ele fique da melhor forma possível. Com tudo pronto, eu, a Gabriela e o professor Guilherme separamos todo o roteiro em três partes, gravamos os áudios e juntamos tudo. É assim que nós damos vida aos nossos programas."

Aprendizado reforçado

Para o acadêmico de Fisioterapia, Leonardo Carvalho, o projeto complementa os métodos de aprendizagem da área de Fisiologia. “Em minha visão, o podcast surgiu como uma alternativa complementar os métodos de aprendizagem ao falarmos de Fisiologia. A proposta em si, permite ao ouvinte, explorar os aspectos teórico-conceituais por meio do ponto de vista dos colaboradores do grupo. Além disso, para nós, acadêmicos, a experiência de aprendizado é ainda mais perceptível. Ao estarmos envolvidos em todo o processo de produção e discussão em grupo, percebemos o quanto o programa contribuiu para não somente a fixação do conteúdo teórico, mas também para o aprimoramento de habilidades específicas, dentre elas, leitura e escrita científica; redação; comunicação e manuseio de ferramentas digitais”, destaca o graduando.

Confira todos os integrantes da equipe:

1. Leonardo Carvalho - Fisioterapia - Roteiro

2. Mesaqueuri Mota - Biotecnologia - Mídia

3. Gabriela Vasconcelos - Fisioterapia - roteiro e áudio

4. Maria Eduarda Barroso- Fisioterapia- roteiro

5. Izabella Carvalho - Fisioterapia- Roteiro e mídia

6. Thaila Frazão- Fisioterapia- Mídia

7.Gabriel Moura - Roteiro e mídia

8. Victória Natália de Sá Oliveira- Fisioterapia- Mídia

9. Amanda Moreira - Biotecnologia - Mídia

10. Tiago de Almeida Araujo - Fisioterapia - Roteiro

11. Jullyanny Vieira - Fisioterapia- Roteiro