Página inicial > Últimas Notícias > ICB realiza sua primeira ‘Defesa de Memorial Acadêmico’ por videoconferência da professora Maria Ermelinda do Espírito Santo Oliveira

• Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 09h21
  • Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h17

A professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria Ermelinda do Espírito Santo Oliveira, realizou na manhã desta segunda-feira, 14, Defesa de Memorial Acadêmico, requisito essencial para promoção funcional à classe de professor titular da Ufam. Além da trajetória acadêmica, a docente expôs sua origem familiar, como também sua carreira profissional para banca especial de avaliação.

A solenidade de defesa de memorial da professora Maria Ermelinda Oliveira foi transmitida pelo canal do Youtube do ICB e contou com a participação da comunidade acadêmica do Instituto e familiares. A comissão especial de avaliação, definida pela resolução 029/2019, artigo 27, do Conselho Universitário (CONSUNI), foi composta pelas professoras Ana Cyra dos Santos Lucas (presidente da banca de defesa de memorial/Ufam), e os membros, professoras Cláudia Pereira de Deus (INPA), Diva Maria Borges-Nojosa (UFCE), Selma Maria Almeida Santos (Instituto Butantan) e os membros suplentes, professoras Maria Anete Leite Rubim (Ufam) e Maria Aparecida de Jesus(INPA).

A videoconferência contou com o acesso de mais de 25 pessoas entre professores, alunos, técnicos e dirigentes da comunidade acadêmica, além de amigos e familiares. A defesa de memorial é um requisito com vistas à promoção para classe ‘E’, de professor titular no quadro da carreira docente da Ufam.

A Defesa de Memorial teve cerca de duas horas e meia de duração, onde a docente fez a explanação de sua trajetória acadêmica e profissional. Sua origem familiar foi determinante na construção de sua personalidade forte, íntegra e ética e que influenciou seu direcionamento para Zoologia (área de Herpetologia). Já na vida profissional, logo após finalizar a graduação, foi professora do Ensino Fundamental, atuou no setor de animais peçonhentos do Instituto de Medicina Tropical de Manaus como pesquisadora, inicialmente como voluntária e pós concurso interno, em regime celetista. Realizou sua especialização em Animais Peçonhentos no Instituto Butantan, em São Paulo. Em 1993 foi aprovada em concurso para professora substituta no Departamento de Parasitologia, ICB, e, em 1994, foi aprovada em concurso público como professora efetiva do mesmo Departamento, onde atua até hoje. Participou como presidente da Comissão que elaborou o regimento do Comitê de Ética em Experimentação com Animais na Ufam. Participou de outras comissões e representações (Comitê local do PIBIC, Câmara de Extensão e da diretoria da Sociedade Brasileira de Herpetologia).

Já na vida acadêmica, percorrendo o ensino fundamental, a graduação, mestrado/doutoramento, vem contribuindo na formação de estudantes da graduação, assim como na orientação em pesquisas. Destacou a importante contribuição de seus educadores e colegas pesquisadores em sua formação e a importância dessas parcerias em grupos de pesquisa.

A docente destacou a oportunidade de apresentar sua carreira acadêmica publicamente e para uma banca repleta de grandes professoras/pesquisadoras “o memorial é uma oportunidade de avaliar toda sua história de vida, relembrar e refletir o que você fez em toda carreira ao longo dos anos de trabalho acadêmico”, afirmou. E ainda completou “tenho contribuído na formação de inúmeros estudantes a partir das atividades que desenvolvi no ensino, na pesquisa e na extensão e tenho buscado novos métodos de trabalho”.

“Para nós, do ICB, é uma honra tê-la como professora no ensino, na pesquisa e na extensão, elevando o nome da nossa unidade acadêmica. Quero parabeniza-la pela trajetória acadêmica e pela primeira Defesa de Memorial Acadêmico por videoconferência do ICB. É um momento que ficará marcado na história do ICB”, afirmou a diretora do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam, professora Rozana de Medeiros Sousa Galvão.

A docente cumpriu todos os requisitos básicos para submeter-se a defesa de memorial. Sua contribuição na formação acadêmica, no desenvolvimento de pesquisas, extensão; a participação em comitês, comissões, entre outras atividades, a credenciou a promoção de titular. Ao final da apresentação a banca se reuniu e em seguida aprovou a docente a classe de titular do quadro docente da Ufam.

Currículo e perfil acadêmico
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1985), especialização em Animais Peçonhentos pelo Instituto Butantan (1992), mestrado/doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Docente Assistente IV, no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas. Ministra disciplinas de parasitologia humana para os cursos de Odontologia, Enfermagem e Ciências Biológicas. Atua principalmente em Herpetologia com ênfase em serpentes, com experiência nas áreas da biologia comportamental, história natural, taxonomia e parasitologia. Desenvolve ainda projetos de extensão em escolas e eventos, levando conhecimento sobre animais peçonhentos. É finalista no curso de Medicina Veterinária.