E-book ‘inFormação em Biblioteconomia’ será lançado dia 1 de setembro
Na próxima terça-feira, 1 de setembro, às 19h (horário de Brasília), as docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professoras Célia Simonetti e Danielly Oliveira Inomata lançam o e-book ‘inFormação em Biblioteconomia’. O evento será online e os interessados em participar devem enviar email de confirmação para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A publicação traz as especificidades da formação de bibliotecários no Norte do Brasil.
A obra é formada pelo trabalho de docentes e pesquisadores da região Amazônica e é estruturada em dois eixos: Gestão e a Tecnologia no processo formativo e as Dinâmicas da Formação, sobretudo, sob o ponto de vista do Ensino, Pesquisa e Extensão. A apresentação do e-book é assinada pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e o prefácio é de autoria da presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, professora Martha Suzana Cabral Nunes.
De acordo com umas das autoras, professora Célia Simonetti, os capítulos expõem a trajetória dos cursos de Biblioteconomia da Ufam, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR). São abordadas suas práticas pedagógicas, os desafios, as perspectivas e as convergências da educação à distância e o ensino presencial, as vivências da formação por meio dos estágios profissionais, a realização da pesquisa por intermédio da iniciação científica e dos trabalhos de conclusão de curso, além das implicações das atividades extensionistas no contexto da formação profissional almejada na área.
“Esperamos que a leitura desta obra contribua, significativamente, para a compreensão dos esforços realizados para favorecer a percepção da importância do fazer bibliotecário na sociedade contemporânea, múltipla e conectada em rede. O e-book oferece o percurso da Biblioteconomia na Amazônia, enquanto elemento social e formador de recursos humanos qualificados”, explicou.
A professora disse ainda que são ricas as experiências e os relatos sobre estes percursos e processos, de modo a resguardar a memória coletiva da área. “Por se tratar de uma cartografia, cada capítulo reflete o ponto de vista atinente dos autores, que aponta suas escolhas, sua forma de expressão, sua visão sobre aquilo que está a conjecturar considerando sua vivência e aprendizado nas teias do processo educacional. Nós, como organizadoras, agradecemos pelos contributos oferecidos que vem cheios de luz para demonstrar o caminho percorrido, pelo pronto acolhimento ao convite de compor esta obra e pelo vigor de fortalecer a formação de bibliotecários na imensidão da Amazônia”, finalizou.
Redes Sociais