Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Programa de Pós-Graduação em Direito da Ufam estreia canal no Youtube na próxima segunda-feira
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto do Programa de Pós-Graduação em Direito da Ufam estreia canal no Youtube na próxima segunda-feira

  • Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 15h21
  • Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 15h34
  • Acessos: 1357


Com objetivo de contribuir na divulgação da produção científica, para cada vez mais aproximar a universidade pública da população, um grupo de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito - Constitucionalismo e Direitos na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com os alunos da graduação do curso de Direito da Ufam, criaram um canal no Youtube e um podcast chamado ‘Direito & Amazônia’, que estará disponível para acesso na próxima segunda-feira, dia 10.
Estudantes da área de Direito da Ufam criaram um canal no Youtube voltado para divulgar a produção científica ao público em geral. As novas ferramentas tecnológicas vão proporcionar acesso a conteúdos do Direito com uma linguagem mais acessível a todos. O acesso vai estar disponível na segunda-feira, dia 10, e estreia com uma conversa sobre o tema. A apresentação do primeiro episódio do ‘Direito & Amazônia’ será dos mestrandos Igo Zani e Luciana Santos.

“O Projeto ‘Direito & Amazônia’ é um canal de difusão de conhecimentos e intercâmbio social do Programa de Pós-Graduação em Direito e do curso de Direito (FD/Ufam), buscando aproximação da sociedade com temas sensíveis à região Amazônica, disseminando conteúdo científico sobre os trabalhos desenvolvidos na Ufam e em todo o mundo”, afirmou o estudante da Pós-Graduação em Direito da Ufam, Igo Zani.

O coordenador e vice-coordenador do PPGDir, professores Adriano Fernandes Ferreira e Rafael da Silva Meneses, respectivamente, são os convidados do grupo para a estreia do canal. Eles estarão apresentando o trabalho que o Programa vem realizando, com uma linguagem menos rebuscada (sem “juridiquês”). Será uma conversa descontraída onde irão expor aos internautas a importância para a sociedade amazonense contar com um novo programa de mestrado em Direito em uma universidade pública e com linhas de pesquisa que remetem à nossa região.

“Esse projeto tem por objetivo dar visibilidade às nossas ações do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Ufam. É um espaço aberto para a sociedade amazonense, para o Brasil, e pesquisadores de várias partes do mundo. Agora podemos divulgar a pesquisa que fazemos no Programa de mestrado, como também podemos interagir com outros colegas de outros programas pelo Brasil”, explicou o coordenador do PPGDir, professor Adriano Ferreira.

Já o estudante do PPGD, Walber Sousa Oliveira, afirmou que o canal visa democratizar o acesso a informações acadêmicas. “A fim de compartilhar a pesquisa científica desenvolvida no âmbito da Faculdade de Direito da Ufam, criou-se o canal Direito & Amazônia na plataforma youtube e spotfy. Vamos inserir conteúdos de modo a democratizar o acesso às informações acadêmicas, bem como compartilhar essas informações nos serviços streaming, nova tendência de percepção de conhecimento, tornado didática a veiculação dessa espécie de conhecimento sem, contudo, perder de vista o rigor metodológico”, destacou o estudante.

Perfil dos convidados

Adriano Fernandes Ferreira Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Maringá (2001), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2005), é doutor em Ciências Jurídicas pela Universidad Castilha la Mancha, na Espanha (2014) e Pós-Doutor em Direito Pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha (2019). É professor e vice-diretor da faculdade de Direito e coordenador do PPGDir/Ufam.

Rafael da Silva Menezes é Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - CAPES 6). Bacharel em Direito e Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Professor da Faculdade de Direito da Ufam.

registrado em:
Fim do conteúdo da página