O vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor e oftalmologista Jacob Cohen, receberá, no próximo dia 29 de maio, homenagem da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), em reconhecimento ao seu trabalho como idealizador e coordenador do Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária.
Feliz com o reconhecimento, o homenageado dedicou a honraria a todos os colaboradores do Projeto que traz melhorias para a vida de tantas pessoas. "Fico feliz pela homenagem e dedico este troféu a todos os colegas, técnicos, universidades públicas, indústria e instituições filantrópicas, pois juntos estamos conseguindo diminuir as diferenças brutais que existem na assistência oftalmológica no interior do estado e mudando a vida de pessoas que aguardam até 10 anos por uma cirurgia de catarata", declarou o professor Jacob Cohen.
Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária
Programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Projeto Amazônico de Oftalmologia Humanitária atua em parceria com instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior para oferecer atendimento oftalmológico de alto nível para a população do interior do Amazonas. Em 30 anos de existência, a missão humanitária no interior da Amazônia registra mais de 30 mil pessoas atendidas com assistência especializada, prescrição de medicamentos, doação de mais de 20 mil lupas para perto e mais de dez mil intervenções cirúrgicas.
Troféu BRASCRS 2019
A homenagem ao professor Jacob Cohen, que receberá o troféu BRASCRS 2019, ocorrerá durante o X Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS-2019), o qual também abriga o VIII Congresso Brasileiro de Administração em Oftalmologia; o III Congresso Brasileiro de Enfermagem em Oftalmologia e o II Curso de Aperfeiçoamento e Certificado de Auxiliares de Oftalmologia.
Realizados pela Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR/BRASCRS), Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO) e Sociedade Brasileira de Enfermagem em Oftalmologia (SOBRENO), os eventos são voltados a propagar a oftalmologistas, enfermeiros, auxiliares e administradores os aspectos técnicos e científicos inerentes à cirurgia de catarata, a implantes intraoculares e de cirurgia refrativa.
Programação
Estima-se que mais de 3.000 participantes de todo o Brasil e de países da América do Sul participem dos eventos. Palestras, cirurgias ao vivo, discussão de casos, apresentação de trabalhos, técnicas científicas e laboratórios práticos para o aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas e a exposição dos principais nomes da indústria que atendem a área oftalmológica brasileira integram a programação. Confira a programação completa.
Redes Sociais