Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Docentes da Ufam participaram da quinta edição do ‘Sensações e Saberes Literários na Quarentena’ com o tema Literatura Amazônica
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docentes da Ufam participaram da quinta edição do ‘Sensações e Saberes Literários na Quarentena’ com o tema Literatura Amazônica

  • Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 08h23
  • Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 08h23
  • Acessos: 926

Por Irina Coelho

Equipe Ascom e com informações da Semed

Os professores Carlos Antônio Magalhães Guedelha e Kenedi Santos Azevedo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a discente do curso de Letras Língua Portuguesa Halaise Asaf Gomes Chagas e o músico Nicolas Jr, na última quinta-feira, 2, participaram do projeto ‘Sensações e Saberes Literários na Quarentena’. A quinta edição do encontro online com o tema ‘Literatura Amazônica - do clássico à periferia’ foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Ufam e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e tem como público-alvo gestores, pedagogos, professores e profissionais da educação. 

De acordo com um dos palestrantes, professor Carlos Antônio Magalhães Guedelha, os eventos literários virtuais são fundamentais neste momento em que as pessoas estão altamente  receptivas a esse tipo de atividade. “Os eventos literários on line contribuem decisivamente como uma alternativa produtiva e enriquecedora na formação e humanização das pessoas. É por essa razão, por exemplo, que o meu grupo de pesquisa está realizando atividades dessa natureza, e procuro atender, na medida do possível, a todos os convites que me fazem para dar minha contribuição”, contou. A próxima atividade online do docente ocorre dia 08 de julho, às 15h, e vai tratar dos autores Adélia Prado e Bento Rodrigues. Para participar, basta solicitar o link pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..     

No ‘Sensações e Saberes Literários na Quarentena’ já passaram 19 convidados, entre palestrantes e mediadores, pelas cinco edições do Projeto. Segundo as coordenadoras e egressas da Ufam, professoras da rede municipal Ádria Santos e Hercilaine Oliveira, os encontros evidenciam que o intercâmbio de saberes é essencial para a humanização do ser. “É por meio do diálogo que ocorre a tessitura da aprendizagem. Nesse período, é perceptível que, também, há possibilidades de encontros, debates e discussões. Isso enriquece o ensino, não só acadêmico, mas também, emocional e é através deste que o projeto se configura”, destacaram.

Para a docente de Língua Portuguesa da Escola Municipal Professora Antônia Pereira da Silva, da DDZ Norte, professora Valéria de Oliveira Lima, as edições do Sensações e Sabores Literários na Quarentena, proporcionam uma nova experiência nesse período delicado de distanciamento social. “Os encontros virtuais semanais possibilitaram adquirir novos conhecimentos, além de nos apaixonar ainda mais da Literatura. A maneira como é conduzido cada encontro me encanta”, finalizou. 

Próximo encontro

A sexta edição do ‘Sensações e sabores literários na Quarentena’ ocorre dia 10 de julho, às 16h (horário de Manaus), com o tema ‘Literatura Internacional’. Os professores convidados são: Leonardo Feccini (Itália),. Suelen Viana (França), Odenildo Sena (Portugal) e Carmen- Cayetana (Espanha). Para participar basta acessar o link AQUI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página