Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de roupa com inteligência artificial, desenvolvido por startup do Icomp, é selecionado em concurso da Samsung

• Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 15h33
  • Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 16h38

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

Startup ‘Work-Right’ (nome provisório) do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) foi selecionada para participar do ‘Batch #5’, considerada a última etapa da edição do programa de aceleração de startups da empresa Samsung (programa Samsung Creative Startups). A Startup foi selecionada depois de passar por uma pré-seleção que contou inicialmente com cerca de 200 inscritos de todo o Brasil, das quais 40 participantes foram pré-selecionados e 14 foram selecionadas para receberem investimentos no desenvolvimento dos projetos propostos.

A “Work-Right” é uma startup idealizada pelo professor do Icomp, Raimundo Barreto, com a colaboração muito ativa do professor Mateus Rossato e da professora Roseanne Autran da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam. Também participam no desenvolvimento do projeto os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Informática do Icomp Anderson Cruz, Edson Silva, Márcio Alencar e Gabriel Leitão. A Startup foi uma das 14 selecionadas pelo programa de aceleração de startups da Samsung.

O produto em desenvolvimento consiste de uma roupa equipada com diversos sensores inerciais espalhados pelo corpo e que tem como objetivo captar todos os movimentos do usuário. A partir da coleta dos dados, algoritmos de inteligência artificial são utilizados para verificar se os movimentos estão corretos ou não. A proposta desse produto é auxiliar a realização correta dos movimentos, tanto por praticantes de atividades físicas, quanto por pessoas em processo de reabilitação física.

O processo iniciou com a inscrição de cerca de 200 propostas de todo Brasil, das quais 40 foram pré-selecionadas para participar de uma capacitação online em maio. Dessas 40 startups, 14 foram selecionadas para receberem o fomento de até R$ 200 mil reais, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática. O programa Creative Startups já acelerou 42 startups nas edições anteriores, e ainda prevê mentorias técnicas e de mercado, treinamentos e assessorias, inclusive com profissionais da Samsung.