Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Quinta edição da série 'Faartes Live' terá presença do maestro David Junker
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Quinta edição da série 'Faartes Live' terá presença do maestro David Junker

  • Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 14h45
  • Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2020, 14h48
  • Acessos: 1144

A Faculdade de Artes da Ufam (Faartes) promove na próxima terça-feira, 30, às 16h (horário de Manaus), a quinta edição da série 'Faartes Live', sob mediação do maestro e professor Hermes Coelho. A edição com a contará com a presença do maestro e professor David Junker falando sobre sua experiência como maestro, professor na Universidade de Brasília (UnB), e regente do Coro Sinfônico Comunitário de Brasília.

David Junker

Primeiro Doutor no Brasil na área de Educação Musical com ênfase em canto coral, David Junker formou-se na Universidade de Brasília nos cursos de Licenciatura em Música e Composição e Regência. Com extensas realizações na vida acadêmica, deu prosseguimento aos estudos, com Mestrado em Regência Coral e Doutorado em Educação Musical/Música Coral, na University of Missouri, e pós-Doutorado pela Butler University, em Indianápolis, todos nos Estados Unidos. Faz parte do corpo docente da Universidade de Brasília, onde ministra aulas de Regência, Canto Coral, Prática de Orquestra e Prática de Conjunto.

Uma das características de sua carreira é a de fomentador, organizador de atividades e criador de grupos corais. Dentre suas realizações figuram: o Coral da UnB, a Serenata de Natal, o Coro Sinfônico Comunitário, o Madrigal-UnB, o Coro Infanto-Juvenil da UnB e grupos afins, além de grupos corais de igrejas e de sinos, tanto no Brasil como no exterior. Seu método de práticas corais, principalmente com grupos corais leigos, vem sendo implantado em instituições de música de algumas capitais brasileiras. Especialista em grandes obras para coro e orquestra, sua lista de repertório já inclui mais de quarenta obras entre oratórios, missas, óperas, cantatas e outras peças sacras e profanas.

Ocupou por dois anos o cargo de Presidente Fundador da Associação Brasileira de Regentes de Coros, referência nacional e internacional para a atividade de Canto Coral e para os profissionais da área. É editor de música coral brasileira nos Estados Unidos com a Colla Voce, promovendo compositores brasileiros e difundindo suas obras no cenário internacional. 

Detentor de vários prêmios e honrarias, ocupa a cadeira nº 78 da Academia de Letras e Música do Brasil - ALMUB - tendo como patrono o compositor Camargo Guarnieri. Em 2006 foi indicado e selecionado para fazer parte da Enciclopédia Internacional “Who’s Who” editada nos Estados Unidos e incluído na Edição de 2007, na categoria “Who’s Who in the World”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página