Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam outorga grau a 13 formandos da Faculdade de Ciências Agrárias
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam outorga grau a 13 formandos da Faculdade de Ciências Agrárias

  • Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 12h40
  • Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 12h12
  • Acessos: 1681

 “Esta é a décima colação que presido na modalidade on-line e em todas as dez solenidades os formandos choraram, emocionados. A emoção é diferente, mas não deixa de existir”, discursou o reitor. 

Reitor, professor Sylvio Puga e o diretor da FCA, professor Marco Antônio de Freitas Mendonça com os recém-formados da FCA

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Em solenidade virtual realizada na manhã desta quinta-feira, 25, e transmitida ao vivo pelo canal da Assessoria de Comunicação da Ufam no You Tube,  o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, acompanhado do diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, outorgou grau a 13 graduandos da Faculdade de Ciências Agrárias. Os recém-formados eram dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e Zootecnia. Confira a solenidade na íntegra no link Outorga de grau FCA.

Mesa de honra a distância

À distância, compuseram ainda a mesa de honra, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto; o paraninfo e coordenador do curso de Agronomia, professor Silfran Rogério Marialva Alves; o paraninfo do curso de Engenharia de Alimentos, professor Anderson Mathias Pereira; a paraninfa do curso de Engenharia de Pesca, professora Kedma Cristine Yamamoto; a paraninfa do curso de Engenharia Florestal, professora Norma Cecília Rodrigues Bustamante e a paraninfa do curso de Zootecnia, professora Luciana Souza de Aguiar.

Momento histórico para a FCA e emoção

Durante a sessão solene à distância, o reitor saudou todos os professores da FCA e ressaltou ser está a primeira solenidade de outorga de rua on-line da FCA e a emoção dos formandos durante a solenidade virtual. “Os discursos que me antecederam foram muito felizes ao abordar esses tempos que estamos vivendo. Em rápidas palavras, eu gostaria de dizer que vocês, formandos de hoje da FCA, estão fazendo parte da História, pois está é a primeira solenidade de outorga on-line da FCA. Vocês são protagonistas desse momento de colação de grau nessa modalidade. Como disse o nosso diretor da FCA, eu também não imaginava, em janeiro, estar fazendo colações de grau assim, mas já percebi que nem por isso a emoção é menor. Vi alunos recebendo grau chorando. A emoção é diferente, mas não deixa de existir. Esta é a décima colação que presido nessa modalidade e em todas as dez solenidades os formandos choraram, emocionados”, ressaltou o reitor.

Compromisso com a sociedade 

O diretor da FCA, professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, ressaltou o caráter diferenciado das outorgas de grau on-line e o compromisso dos recém-formados com a sociedade. “Essas outorgas de grau on-line são fantásticas. Em janeiro, eu não imaginava que estaria em solenidades assim. Enquanto eu ouvia os discursos do orador e do paraninfo, eu me lembrei da minha colação de grau que foi uma colação especial, mas não tão diferenciada assim. Além de ser transmitida ao vivo, vai ficar registrada na Internet e poderá ser acessada a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo. Nós todos que estamos convivendo com a pandemia de Covid-19 e sobrevivendo a ela, vamos sair bem melhores desse processo. Acredito que todos os que saem formados daqui hoje tiveram contato com os quadros docentes mais qualificados da Ufam, meus colegas e alguns que foram meus professores. Desejo saúde a todos vocês para que possam desenvolver o trabalho como agrônomos, engenheiros florestais, de pesca, de alimentos e zootecnistas, que são áreas tão demandadas pela sociedade”, ressaltou o diretor.

Saúde e sustentabilidade

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, ressaltou que os cursos da FCA têm compromisso com o mundo sustentável. “Vocês, recém-graduados da FCA, são verdadeiros consultores de um mundo saudável e sustentável. Que essas palavras sejam fortes na vida de vocês, mostrando a importância que os cursos que vocês escolheram têm tanto para a nossa universidade quanto para vocês. Os cursos que vocês escolheram expressam a flora e a fauna amazônica, expressam as pessoas da Região Norte. Busquem ser verdadeiros líderes e líder é aquele que serve. Lembrem-se sempre disso”, declarou o pró-reitor.

Gratidão e esperança 

O orador da turma, Felipe Farias Rego, agradeceu o apoio dos familiares e professores da FCA e ressaltou a importância de se respeitar a natureza. “Confesso que não estávamos empolgados com a modalidade de outorga de grau à distância, em virtude da pandemia. Sonhávamos com aquela aglomeração típica das formaturas. Mas  a pandemia nos trouxe lições e isso serve para nos ensinar que devemos sempre respeitar a natureza e que, se não cuidarmos adequadamente da natureza, haverá consequências drásticas como esse cenário de pandemia que vivemos atualmente. Mas devemos ser gratos o tempo todo. Nesse momento, somos gratos por termos concluído o curso, o que foi possibilitado pelo irrestrito apoio de nossos familiares. Somos gratos aos nossos exigentes professores que nos guiaram nessa jornada e somos gratos pelas amizades que a faculdade nos proporcionou. Seguimos prontos para os desafios com a esperança de que nós, profissionais do setor primário, possamos aumentar a produtividade de alimentos sem comprometer o meio ambiente e, dessa forma, fortalecer a economia do nosso país”, discursou o orador.

Setor primário - pilar da economia brasileira

O paraninfo das turmas, professor Silfran Rogério Marialva Alves, agradeceu a escolha dele como paraninfo das turmas e afirmou que os recém-formados escolheram as profissões que sustentam a economia brasileira. “Primeiramente, quero dizer que estou muito feliz e lisongeado com a escolha do meu nome para ser o paraninfo das turmas da FCA. Tenho ótimas lembranças desses profissionais que se formaram hoje. Devo dizer que essa formatura é apenas uma pequena etapa da vida acadêmica de vocês, pois vem muito trabalho duro pela frente, afinal toda construção de carreira exige trabalho árduo. Também quero dizer que essas profissões que vocês escolheram são as que seguram a economia do nosso país e que vocês foram preparados para serem os melhores profissionais de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e de Zootecnia. Vocês são os profissionais mais versáteis de todos, aprenderam com os melhores professores, batalharam para adquirir o conhecimento técnico-científico que têm hoje estudando o dia inteiro na Universidade, seja na sala de aula ou nas atividades de campo. Só posso desejar sucesso a todos”, discursou o paraninfo das turmas.

Confira a lista de todos os recém-formados da FCA

FORMANDOS DE AGRONOMIA

1. ALERSON MARTINS TEIXEIRA

2. CLAUDIO EMANUEL MAGALHAES GURGEL

3. DINILSON RIBEIRO DE ARAUJO

4. FELIPE FARIAS DA SILVA REIS

5. KEROLLY GLORIA LOPES

6. THIAGO SANTOS DOS REGO

FORMANDOS DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

1. CAROLINA LIMA DOS SANTOS

FORMANDOS DE ENGENHARIA DE PESCA

1. MAYRA DA SILVA GONÇALVES

 FORMANDOS ENGENHARIA FLORESTAL

1. EDUARDO CARVALHO DA SILVA

2. WALERIA CHISTINA ARAUJO MONTEIRO    

FORMANDOS DE ZOOTECNIA

1.ESLEIANE DA SILVA E SILVA

2. NATALIA PEGO DE PAULA

3. VALERIA OLIVEIRA VALENTE ARAUJO

registrado em:
Fim do conteúdo da página