Página inicial > Últimas Notícias > Boletim Covid-19 > Quinta edição da coleção ‘Quarentenas Amazônicas’ investiga implicações da covid-19 entre povos da Amazônia

Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 10h49 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 14h28 | Acessos: 1259

A quinta edição da série científica ‘Quarentenas Amazônicas’, organizado pelos docentes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos da Universidade Federal do Amazonas (Nepam/Ufam), professores Gerson André Ferreira e Renan Albuquerque, foi lançado na última quarta-feira, 24, e está disponível AQUI. No novo volume são avaliadas implicações do isolamento social imposto pelo novo coronavírus entre povos da Amazônia. Indígenas, quilombolas, rurais, ribeirinhos, caboclos e comunidades artesanais foram pesquisados.

A abertura da edição foi realizada pelo doutorando Ítalo Ferreira, do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), que fez a apresentação geral da obra, seguido da professora Eliete Pereira (ECA/USP), que também prefaciou o livro. O professor Noélio Martins, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) escreveu o sumário comentado, destacando interpretações sobre os papers de Josias Sateré, Thiago Franco, Beatrice Bonami, Gerson André Ferreira e Renan Albuquerque. O Nepam lidera a iniciativa interdisciplinar, de acesso gratuito.

As edições anteriores da ‘Quarentenas Amazônicas’ podem ser acessadas AQUI.