Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Educação comemora 50 anos de sua existência

Faculdade de Educação comemora 50 anos de sua existência

• Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 15h40
  • Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 18h07

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) comemora, no dia 30 deste mês de junho, 50 anos de sua criação. A direção está organizando uma programação com as atividades todas virtuais em razão da pandemia. A programação inicia com uma solenidade institucional no dia 30 de junho, no dia 3 de julho a unidade será homenageada pelo Conselho Municipal de Educação e, com data a definir, ocorrerá uma homenagem da Câmara Municipal de Manaus. Como parte da programação ocorre também o lançamento da revista do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), a ‘Revista Amazônida’, que conta com uma seção temática abordando ‘Faculdades e Centros de Educação: histórias e memórias de instituições superiores de formação de professores’.

A criação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas como Unidade Universitária, foi criada em 1970 pelo artigo 6º, do Estatuto da Universidade do Amazonas. Sua homologação pelo Ministro da Educação ocorreu no dia 17 de janeiro de 1975. Administrativamente a Faced é composta pelo Conselho Departamental (Condep); direção e vice-direção; colegiados de Pedagogia e do curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas; Departamentos de Administração e Planejamento, de Métodos e Técnicas; de Teoria e Fundamentos e de Educação Escolar Indígena; o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e os núcleos: NEPEI; NETD; Nepe, Neppd, Cefort, Educotec e Nepepam.

Para comemorar a data foi criada uma marca (logomarca) que está sendo utilizada pela comunidade e egressos no Facebook. Para acessar essa campanha e registrar a felicidade da comemoração dos 50 anos basta clicar neste link inserir a marca em seu perfil.  A atual diretora, Silvia Conde, ressaltou que comemorar os 50 anos da criação da Faced representa todo um processo de construção da história da unidade. “Comemorar os 50 anos da criação da Faculdade de Educação representa os processos de construção de tantas lutas, encontros, afetos, ações, transformações e compromissos com a educação pública, gratuita e socialmente referenciada”, afirmou.

A diretora também destacou a importância dos servidores (aposentados, falecidos e os ativos) e aos estudantes e egressos que ajudaram a construir a história da Faced. “Agradeço a todos que os servidores da Unidade (aposentados, ativos e os falecidos) que ajudaram na construção da história da Faced, como também aos estudantes e egressos. Nossa expectativa é dar continuidade na luta pela autonomia da universidade pública, com o compromisso na formação de docentes, pautadas nos princípios de emancipação humana e na reafirmação da necessidade de uma sociedade democrática e de possibilidade de cidadania plena”, disse Silvia Conde.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga, manifestou-se a respeito do marco significativo da Faced. "As comemorações por mais uma década de história da nossa Faculdade de Educação representam um momento muito oportuno, em que podemos valorar a trajetória dessa comunidade. Acadêmicos, docentes e técnico-administrativos construíram e constroem, diariamente, essa história e nós nos alegramos por comemorar mais um ciclo. À Faculdade de Educação (Faced), parabéns por todas as conquistas", disse o reitor.

Diretores e vices-diretores da Faced

Os diretores da Faced em ordem cronológica são: Raimundo Abdon Said; Jorge Karam Neto; José Dantas Cyrino Júnior; João Florêncio de Menezes; Elenir da Conceição Lima Nicácio; Raimundo Martins Ferreira; Rosa Mendonça de Brito; Arminda Rachel Botelho Mourão; Selma Suely Baçal de Oliveira e Francisca Maria Cavalcanti. Quanto aos vice-diretores: Afonso Celso Maranhão Nina; Dilma Montezuma Afonso; Rita Etelvina Mourão; Maria Helena Freire de Souza; Elenir da Conceição Lima Nicácio; Cecília Maria Rodrigues Souza; Nídia Regina Limeira de Sá; Jucelem Guimarães Belquior Ramos; Antonia Silva de Lima; Ana de Oliveira Castro; Francisca Maria Cavalcanti. Os atuais diretor e vice-diretor são Silvia Cristina Conde Nogueira e Claudio Gomes da Victória.