Página inicial > Últimas Notícias > IFCHS realiza outorga de grau por videoconferência pela primeira vez

IFCHS realiza outorga de grau por videoconferência pela primeira vez

• Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 17h06
  • Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 16h04

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, por meio de videoconferência, cerimônia de outorga de grau dos cursos de Serviço Social, Geografia, Filosofia, História e Ciências Sociais do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). A sessão ocorreu nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 9h, onde o reitor da Ufam, Sylvio Puga, conferiu o grau a 90 formandos do Instituto.

Em uma cerimônia dividida em dois momentos, às 9h, ocorreu a primeira sessão de outorga de grau dos cursos de Filosofia, Geografia (bacharelado e licenciatura) e História, e às 11h, foi a vez dos cursos de Ciências Sociais e Serviço Social, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, presidiu as duas sessões solene virtual de outorga de grau, a 90 formandos, acompanhado do diretor do IFCHS, professor Raimundo Pereira da Silva. Ainda fizeram parte da mesa de honra à distância o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Davi Lopes Neto, o paraninfo do curso de Filosofia, Pedro Rodolfo Fernandes da Silva, a paraninfa e coordenadora do curso de Geografia, professora Mírcia Ribeiro Fortes, o paraninfo do curso de História, professor Davi Avelino Leal, o paraninfo do curso de Ciências Sociais e orador das turmas na solenidade, professor Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho e a paraninfa e coordenadora do curso de Serviço Social, professora Lidiany de Lima Cavalcante.

A solenidade foi marcada pelo ineditismo em razão do formato virtual de outorga de grau. O Instituto, pela primeira vez, realizou essa solenidade dessa forma. O evento registra um momento histórico para uma das mais importantes unidades acadêmicas da Universidade e marca também a vida de 90 novos profissionais. Além da mudança de comportamento, o formato virtual estabelece o quanto à tecnologia está inserida no dia a dia da sociedade.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, destacou o formato virtual como um marco histórico da Instituição e que os formandos tiveram grandes professores. “A pandemia do novo coronavírus fez a Instituição buscar alternativas para atender aos estudantes que concluíram os seus cursos no segundo semestre do ano passado (2019/2). A solenidade, como as outras que estamos realizando, estabelece referências históricas das unidades acadêmicas”, disse. Também ressaltou que a Instituição é resultado da trajetória de luta dos seus servidores “a Ufam é marcada pela luta de seus servidores. Sempre estiveram na trincheira em defesa desta Instituição por meio do diálogo”, concluiu.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, David Lopes, parabenizou os formandos e disse que eles sonharam com esse momento. “É uma alegria para vocês e suas famílias, mas também para a Universidade que cumpre seu papel de formar profissionais qualificados”, afirmou.

“O papel das universidades não é apenas formar bons profissionais. Não podemos somente formar profissionais técnicos e, teoricamente, competentes pra cumprir com funções desejadas pelo mercado. Essa formação, altamente qualificada, tem a ver com a qualificação dos sujeitos para participar da vida social como cidadãos. Como pessoas capazes de dialogar, criticar e assumir compromissos com o desenvolvimento de uma sociedade justa, democrática, livre e igualitária. A celebração de uma colação de grau tem a ver com o compromisso da universidade em formar cidadãos que estejam à altura dos desafios colocados pela sociedade e não apenas com as necessidades demandadas por essas estruturas que com frequência andam em desalinhamento com a sociedade”, afirmou o professor Marcelo Seráfico.

O diretor do IFCHS, Raimundo Nonato Pereira, afirmou a importância deste momento histórico. “É um momento histórico para o IFCHS. É uma satisfação participar de um momento que marca a vida dos formandos, como também a do Instituto. Uma das coisas que ensinamos e praticamos no dia a dia da Ufam é promover o diálogo. O momento político, social e econômico que vivemos é fundamental estabelecermos o diálogo para resolvermos inúmeras situações. Uma instituição que promove a formação científica, onde os conteúdos técnicos e teóricos prevalecem, também tem o compromisso em formar cidadãos. O diálogo é uma das características de uma sociedade constituídas por cidadãos”, disse o diretor.

O formando do curso de Ciências Sociais, o ganês, Stephen Amanor, destacou que apesar das dificuldades com o idioma foi gratificante chegar até o momento da colação de grau. “Sempre gostei de estudar humanidades. Estou feliz de chegar este momento depois de alguns anos de estudos. Estou na Ufam por conta de um convênio estudantil (PEC-G) dos países africanos com o Brasil. A maior dificuldade que tive foi o idioma, mas vim pro Brasil por causa dos antepassados africanos que vieram para cá no período da escravidão. Os jovens africanos têm o papel de adquirir conhecimento em outros países para melhorar as condições nos países africanos”, destacou Stephen Amanor.

Formandos do curso de Filosofia (licenciatura)

1. DANIEL PEREIRA DE OLIVEIRA
2. LUCAS DO PRADO PEREIRA
3. MOISES MORAES SERRAO