Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa sobre violência intrafamiliar publica dois ebooks

Pesquisa sobre violência intrafamiliar publica dois ebooks

• Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 16h50
  • Última atualização em Sexta, 19 de Junho de 2020, 16h54

Publicado em dois volumes alguns dos resultados de pesquisa guarda-chuva financiada pelo CNPq denominada “Homicídios Intrafamiliares Julgados no Estado do Amazonas nos anos de 2010 a 2015” e de seus sub-projetos, os quais contaram com o apoio da Capes e da Fapeam. Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre a violência letal, oriunda de violência intrafamiliar, a pesquisa foi desenvolvida por meio da parceria entre pesquisadoras dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade da Universidade Federal do Amazonas, em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas.

Os autores tratam a violência intrafamiliar contra mulheres, crianças, idosos, LGBT’s a partir diversos lugares (a casa, a delegacia, o tribunal, entre outros) e olhares (do serviço social, do direito, das ciências sociais). Ao mesmo tempo em que refletem sobre estratégias de prevenção e enfrentamento à problemática, incluindo reflexões sobre a revitimização e o encarceramento.

As publicações foram organizadas pela professoras Carla Montefusco (UFRN), Izaura Rodrigues Nascimento (UEA) e Lucilene Ferreira de Melo (Ufam), que coordenou a pesquisa. De acordo a professora Lucilene, a publicação representa “a devolutiva para a sociedade de conhecimentos científicos produzidos no âmbito de Universidades Públicas, Federal e Estadual, pelas Ciências Sociais e Aplicadas, sobre a violência intrafamiliar e outras questões conexas que afetam o cotidiano de diferentes famílias e sujeitos”.

Os ebooks estão disponíveis para acesso. O Volume I tem como título Violência, Vulnerabilidade e Violação de Direitos. O Volume II traz o título de Violência: epistemologia, práticas e possibilidades de intervenção .