Página inicial > Últimas Notícias > Professor Emerson Lima defende Memorial Acadêmico por videoconferência

Professor Emerson Lima defende Memorial Acadêmico por videoconferência

• Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 15h56
  • Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 16h07
  • Acessos: 2041

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

Na tarde desta quarta-feira, 17, o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade Federal do Amazonas, Emerson Silva Lima, defendeu Memorial Acadêmico por meio de videoconferência, como requisito essencial para ascender à classe de professor titular da Ufam.

A comissão especial de avaliação, definida pela nova portaria 029/2019, artigo 17º, do Consuni, foi composta pelos professores Ana Cyra dos Santos (presidente da banca de defesa de memorial/Ufam), os membros, professores José Carlos Tavares Carvalho, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Raul Cavalcante Maranhão, da Universidade de São Paulo (USP), Teresa Cristina Tavares Dalla Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e os membros suplentes, professoras Cristina Maria Borborema dos Santos (Ufam) e Helyde Albuquerque marinho (INPA).

A videoconferência contou a participação de mais de 37 pessoas entre professores, alunos, técnicos e dirigentes da comunidade acadêmica, além de amigos e familiares.

O professor Emerson Lima expôs, em cerca de uma hora e meia, sua trajetória acadêmica, desde o ensino fundamental até o doutoramento, e sua contribuição no desenvolvimento de pesquisas, dentre elas medicamentos e substâncias para uso em testagem toxicológica utilizado em experimentos. Destacou a importante contribuição de renomados pesquisadores em sua formação e explicou a importância das atividades que desenvolve nos grupos de pesquisas, criados por ele, e que cumprem um papel importante na formação e orientação acadêmica. Também destacou sua participação na criação da pós-graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e que tem contribuído na formação de profissionais de alto padrão.

Ao finalizar a apresentação, o professor destacou a oportunidade de refletir sobre sua carreira acadêmica “a escrita do memorial foi uma oportunidade ímpar de refletir sobre minha carreira ao longo dos 16 anos de trabalho acadêmico”, disse. E ainda completou “a defesa de memorial é uma forma de expor nosso trabalho ao público. Temos contribuído com vários pesquisadores, dentre eles da área farmacêutica, e de inúmeras outras instituições de ensino e de pesquisa. Temos um laboratório (Biophar) multiuso que interage com outros grupos de pesquisa. A defesa também expõe a contribuição na formação de recursos humanos ao longo dos anos”.

“Pra nós da FCF é uma honra tê-lo como professor tão produtivo no ensino, na pesquisa, atuando fortemente na pós-graduação, levando nome da nossa unidade acadêmica a todos os cantos do Brasil e elevando o nível de nosso curso”, afirmou a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, professora Débora Ohana.

Sua contribuição na formação acadêmica, no desenvolvimento de pesquisas, na criação de novas tecnologias e patentes, o credenciou à defesa de memorial.

Currículo e perfil acadêmico

É farmacêutico-bioquímico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo e atualmente professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. Tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse nas doenças metabólicas e biodiversidade amazônica. Recentemente, tem também pesquisado antioxidantes de origem natural e produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e na área de dermocosméticos. Nestes temas, tem coordenado projetos financiados por agências oficiais de incentivo à pesquisa e publicado diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais em colaboração com diversos pesquisadores dentro e fora do estado do Amazonas. É revisor de periódicos científicos na área de Bioquímica e Farmacologia. Participa como docente e orientador em programas de pós-graduação da Ufam.