Página inicial > Últimas Notícias > Ufam realiza primeira reunião do Consuni por videoconferência

Ufam realiza primeira reunião do Consuni por videoconferência

• Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 17h26
  • Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2020, 16h33

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam

A Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou pela primeira vez e de maneira remota, no dia 10 de junho, a reunião do Conselho Universitário (Consuni). A pauta debatida foi a Minuta de Resolução que 'dispõe sobre a composição e atuação da Comissão Geral de Heteroidentificação (CGH) e Comissões Setoriais de Heteroidentificação no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)', prevista nos editais das universidades públicas federais e baseada na política da educação superior do Ministério da Educação (MEC).

Presidido pelo presidente do Consuni, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a plenária, eminentemente composta a distância, contou com conselheiros, os diretores das unidades acadêmicas da capital e interior, representantes docentes e discentes e participação expressiva de membros da sociedade civil. Entre eles estavam representantes dos movimentos indígena, negro e LGBTQI+, que fazem parte da comunidade acadêmica ou são egressos.

Ao longo de mais de três horas de exposição sobre a minuta supracitada, o Consuni deliberou pela prorrogação da Portaria nº 2076, de 24 de junho de 2019 e determinou, ainda, que a minuta retorne ao grupo de trabalho, ampliando nela as figuras de representatividade de todas as categorias da Ufam (de docentes a discentes, bem como técnico-administrativos), inclusive com conselheiros do Consuni. Estabelece, igualmente, a matéria seja amplamente discutida junto à comunidade universitária e a sociedade civil.