Página inicial > Últimas Notícias > Interdisciplinaridade é destaque na Jornada de Divulgação Científica de Pesquisas em Materiais do Amazonas, promovida pelo PPGCEM

• Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 16h59
  • Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 09h47

Promovida pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais PPGCEM, a I Jornada de Divulgação Científica de Pesquisas em Materiais do Amazonas é um evento totalmente online para a divulgação dos trabalhos publicados por alunos e ex-alunos do programa. O evento ocorre nos dias 17 e 18 de junho, das 10h às 18h. O público alvo são alunos de graduação e pós-graduação envolvidos com a ciência e engenharia de materiais, além de outras áreas multidisciplinares. Mais informações no site do evento.

No total, 13 discentes e egressos do programa irão palestrar sobre seus trabalhos publicados no biênio 2019/2020, em revistas de alto impacto (estratos A1/A2 do novo Qualis Capes). Dentre os palestrantes, duas ainda são alunas do Programa.

Nova linha interdisciplinar no PPGCEM colhe frutos internacionais

Utilizando Física aplicada a Alimentos e Engenharia de Materiais, o trabalho intitulado “Rietveld-based quantitative phase analysis of B-type starch crystals subjected to ultrasound and hydrolysis processes” é fruto da colaboração dos docentes do PPGCEM Sérgio Michielon e Pedro Campelo, e a discente Camila Pinto. O artigo descreve como a difração de raios x combinado com refinamento de Rietveld podem ser utilizados para descrever mudanças estruturais em biopolímeros (como o amido encontrado em tubérculos) submetidos a processamentos diversos. Esta investigação é fruto da parceria do Grupo de Biotecnologia e Inovação para Alimentos da Amazônia (gIBA), o Laboratório de Materiais (LabMat/Ufam) e o Laboratório de Nanopolímeros (Nanopol/Ufam).

Conhecer a estrutura de amidos e tubérculos amazônicos pode facilitar o entendimento de potenciais aplicações. Este estudo abre portas para o acompanhamento de propriedades microestruturais de insumos amazônicos empregados na fabricação de filmes, termoplásticos, compósitos híbridos e nanocelulose, além de outras aplicações industriais que necessitem ajustar a microestrutura do amido, enxergando-o como um material a ser adequado conforme a aplicação desejada.

Nova rota de obtenção de cerâmicas

O artigo “Influence of sonication time on the structure and electrical properties of Na2Ti6O13 ceramics: An approach applying the Mott-Schottky model” é um resultado do grupo de pesquisa LPMAT (Ufam), composto pela discente Juliana Pereira e coordenado pelo professor Yurimiler Leyet, em parceria com o professores Javier Perez (Universidade de Porto - Portugal) e Jose Anglada (Ifam).

O hexatitanato de sodio Na2Ti6O13 tem potencial para aplicação em dispositivos de armazenamento de energia, como as baterias recarregáveis a base de lítio, empregadas em celulares, computadores, veículos elétricos e outros. A obtenção de nanopartículas desse material cerâmico pode ser realizada através de ultrassom em um método simples e rápido que emprega condições ambiente de síntese. Este processo é mais barato, e possibilita processamentos de larga escala para baratear tal insumo para ser empregado em aplicações de eletrônica fina.

O PPGCEM

O programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Ufam busca contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico regional através da multidisciplinaridade, incentivando a incorporação de tecnologias e insumos regionais para aplicações em novos materiais. Por seu caráter transversal, a colaboração entre diversas áreas do conhecimento é incentivada, e diversas são as produções científicas advindas destas parcerias. Foram contabilizados neste triênio (2017-2018-2019) 137 Artigos Científicos publicados, sendo que em 48 deles houve participação de discente/egresso. Aproximadamente 45% dos artigos científicos publicados pertencem aos estratos A1/A2 do novo Qualis Capes.

São duas linhas que suportam todas as pesquisas em andamento, além de garantir a missão do PPGCEM no que tange sua multidisciplinaridade, sustentabilidade, desenvolvimento regional e grade curricular: Materiais Nanoestruturados e Propriedades Físicas, Mecânicas e Modelagem de Materiais.