Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Feff- Professor Thomaz Décio Abdalla Siqueira é promovido a professor titular
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Feff- Professor Thomaz Décio Abdalla Siqueira é promovido a professor titular

  • Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 16h54
  • Última atualização em Quinta, 04 de Junho de 2020, 17h24
  • Acessos: 1918

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

 

O docente Thomaz Décio Abdalla Siqueira, ligado à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam) e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/Ufam), na tarde da última quarta-feira, 3, tornou-se professor titular. A defesa do Memorial Acadêmico ocorreu por videoconferência e é requisito para a promoção funcional.

A Comissão Especial de Avaliação foi presidida pelo professora Artemis de Araújo Soares (Ufam) e composta pelas professoras Maria Inês Gasparetto Higuchi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Maria Aparecida Morgado, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Ana Cláudia Ribeiro de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). De acordo com o docente, agora professor titular da Ufam, este momento permite olhar para as escolhas feitas durante toda a trajetória profissional. 

“A defesa do Memorial Acadêmico é um marco para quem escolhe o Magistério Superior não só por significar chegar ao topo da carreira, mas por possibilitar apresentar esse caminho aos nossos pares. Eu escolhi construí-lo em forma de mosaico para voltarmos nos momentos marcantes da minha vida profissional em que não é possível ser descrito apenas pelo Lattes. Aproveito para agradecer aos os meus dois orientandos Sophia Livas e Nelzo Ronaldo Marques e também, nesse contexto de apresentações via videoconferência, ao apoio e suporte técnico oferecido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, por meio do diretor Carlos Magno e do servidor Herivan Rebelo de Souza”, contou emocionado.

O reitor Sylvio Puga participou da defesa e lembrou do trabalho realizado pelo docente frente a CPA. “A CPA é uma Comissão estratégica para acompanhar o olhar externo à Ufam, além de coordenar os processos internos de avaliação da Instituição. O professor Thomaz Abdalla esteve presente, como presidente da CPA, em conquistas institucionais significativas. Tivemos a Educação a distância com nota quatro, em uma escala máxima de cinco, na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/Mec) e também nota quatro, com a mesma escala, no Índice Geral de Cursos (IGC). Esse momento de chegar ao topo da carreira é o coroamento da sua trajetória institucional”, disse o reitor.  

 

Trajetória

O professor é pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Psicologia Clínica pela USP, mestre em Psicologia Social pela Universidade de Okayama - Faculty of Letters - Japão,  especialista em Psicopatologia (Saúde Mental) pela Okayama University e graduado em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP). 

Atuou, principalmente, com Desporto, Aprendizagem Motora, Forense, Criminal, Adolescentes, Família e Saúde Mental. Ministrou disciplinas como: Dimensões Psicológicas da Educação Física, Fundamentos da Psicologia da Atividade Física, Psicologia do Esporte, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa em Psicologia, Metodologia Científica, Seminários Monográficos, Aprendizagem Motora, Psicomotricidade, Estimulação Motora Precoce, Dimensões Sócio-Antropológicas da Educação Física e do Esporte e Aspectos Psicológicos da Fisioterapia.

É líder do Grupo de Pesquisa Psicologia Cognitiva Comportamental: Criatividade e Corporeidade e membro colaborador do Laboratório de Estudos em Neurociência e Comportamento (LENC/Feff). Também é,  desde 2008, consultor Ad Hoc (referee) da Revista Ciência & Cognição, revisor da Revista de Psicologia da IMED, revisor da Revista Areté da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Tem mais de 40 artigos publicados em periódicos, mais de 20 publicações entre livros e capítulos de livro. Já participou de 29 bancas de mestrado, orientou mais de 35 monografias de Especialização e mais de 45 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). 

Na área da gestão, atualmente, é presidente da CPA. Já foi chefe e subchefe do Departamento de Fundamentação Teórica (DFT/Feff), além de coordenador do colegiado da Faculdade de Educação Física, membro da Comissão de Implantação do Mestrado da Feff, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Ufam e conselheiro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam.

Comissão Especial de Avaliação

A docente do Ifam, professora Ana Cláudia Ribeiro de Souza, iniciou sua fala lembrando que a defesa do Memorial Acadêmico é mais uma peça dentro do mosaico que foi apresentado. “A escolha de uma profissão é a arte do encontro. O professor Thomaz Décio Abdalla Siqueira dedicou-se ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão e ao aprendizado de idiomas como inglês, francês, além de produzir uma dissertação em japonês. O que temos aqui é uma apresentação poética dessa trajetória em que a Ufam fez parte da vida do professor e o professor fez parte da construção da Instituição”, disse. 

Para a professora Maria Inês Gasparetto Higuchi do  Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) o momento é de reconhecer e legitimar a vida de um professor. “Podemos perceber que além da dedicação profissional, o professor Thomaz Décio Abdalla Siqueira é uma pessoa de muita sensibilidade, com a afetividade e a espiritualidade atravessando todo o seu caminho. O mosaico mostra essa rede de afetos vivida pelo docente. Foi possível transitar no tempo e no espaço de forma bastante afetiva com o Memorial. Há aqui paixão pelo Ensino, por pessoas e pelo aprender”, falou.     

Por último, a professora Maria Aparecida Morgado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ressaltou que não conhecia Manaus, mas a leitura do Memorial foi uma maneira de conhecer a cidade. “É muito rica a trajetória de um psicólogo que escolhe fazer pós-graduação em outro país e retorna para continuar sua contribuição no Brasil. O professor Thomaz Décio Abdalla Siqueira une a Psicologia, das Ciências Sociais, com a área da Saúde”, discorreu.

O docente planeja continuar contribuindo com a Ufam e com a sociedade. “Devo prosseguir produzindo as pesquisas na área da Psicologia do Esporte, além de estimular e incentivar os alunos na Iniciação Científica, em pesquisas no Grupo de Pesquisa Psicologia Cognitiva Comportamental: Criatividade e Corporeidade. Contribuir com a gestão da Universidade junto à CPA e construir caminhos para tornar-me professor Emérito”, finalizou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página