Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revista Mundo Amazónico - Edição especial sobre a pandemia está com chamada aberta até dia 21 de junho
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Revista Mundo Amazónico - Edição especial sobre a pandemia está com chamada aberta até dia 21 de junho

  • Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2020, 16h20
  • Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2020, 16h24
  • Acessos: 3032

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

 

A Revista Mundo  Amazónico, ligada à Universidad Nacional de Colombia e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam), até o dia 21 de junho, está com chamada de trabalhos aberta para edição especial ‘Reflexões e perspectivas sobre a pandemia de covid-19’. Os interessados devem enviar artigos, textos, testemunhos e reflexões a partir das experiências causadas pela pandemia na região amazônica e, em geral, entre as sociedades da América do Sul.

As publicações devem ser inéditas em espanhol, inglês ou português. A edição é uma tentativa de ir além das notícias imediatas e busca refletir sobre o que a experiência coletiva da pandemia ensina, particularmente, do ponto de vista da Amazônia, que é uma região marginal, economicamente, mas ao mesmo tempo, centro de interesse do mundo. 

De acordo com um dos membros do Comitê Editorial da publicação e docente da Ufam, professor Gilton Mendes dos Santos, a Revista atende uma demanda e perspectiva pan-amazônica. “A edição conjunta da publicação, entre a Ufam e a Universidad Nacional de Colombia, faz parte das estratégias de internacionalização do PPGAS na região pan-amazônica. Consideramos a Amazônia como centro do mundo, do planeta, e o PPGAS atua nessa articulação nacional e internacional”, explica.

O docente lembra também que a edição será lançada no segundo semestre de 2020, ocasião em que Revista Mundo Amazónico completa 10 anos. “O Comitê Editorial decidiu trazer o tema, a partir de um Dossiê especial, porque considera que na Amazônia existe uma diversidade de povos e comunidades sem igual no mundo. Essa diversidade está sendo alvo da expansão da covid-19, em uma velocidade extraordinária, e a região tem configurações específicas que precisam ser levadas em consideração como o transporte fluvial. Os rios, a exemplo de outros acontecimentos históricos, sobretudo, no que se refere às doenças, são portas de entrada do vírus na Amazônia. O rio Amazonas, em particular, o principal rio dessa região, é considerado hoje uma via importante de propagação da covid-19 na América do Sul. Isso é agravado pelo papel do Estado, que se mostra incapaz de lidar com essa diversidade e amplitude territorial, mesmo sendo extremamente necessário para atender as demandas dessas populações diversas e únicas. Compreender as práticas e entendimentos desses grupos diante do fenômeno do adoecimento e da saúde é um dos objetivos da publicação. Estratégias, historicamente, adotadas por esses povos diversos podem ser reveladas, identificadas, visibilizadas e trazidas ao conhecimento geral e do Estado. É a partir desse contexto que os pesquisadores da região poderão refletir”.                     

Sobre a Revista

O Mundo  Amazónico é uma revista semestral com livre acesso, de caráter transnacional e multidisciplinar. É editada, desde 2017, por duas instituições acadêmicas localizadas na bacia amazônica que buscam criar elos de comunicação de âmbito regional. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página