Página inicial > Últimas Notícias > Colaboração: IBGE realiza por telefone a coleta da PNAD Covid19, e pede para que amazonenses colaborem atendendo e respondendo ao Instituto

• Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2020, 14h48
  • Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2020, 15h08

Por SDI IBGE

O IBGE está realizando a coleta por telefone da PNAD Covid19, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em parceria com o Ministério da Saúde. No Amazonas, a pesquisa está sendo feita em 56 dos 62 municípios, e os coordenadores, supervisores e agentes de pesquisa pedem que a população colabore, doando um pouco do seu tempo, aproximadamente 10 minutos, para atender e responder ao IBGE.

“Continue colaborando com o IBGE para que seja possível produzir informações essenciais para o nosso país, principalmente nesse momento difícil, em que é importante sabermos quais são os reflexos dessa pandemia na economia e na vida da população”, ressalta Ilcleson Mendes, Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Amazonas.

Ilcleson também afirma que em razão da pandemia, todas as pesquisas do Instituto estão sendo realizadas por telefone, e que os entrevistadores se identificam ao ligar para os informantes e, além disso, esclarece que o IBGE não solicita dados bancários, senhas, número do RG ou CPF, do cartão de crédito, e nem envia código de confirmação. Se o informante tiver dúvidas, ele pode confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE, informando matrícula, RG ou CPF do entrevistador.

Sigilo das informações coletadas é garantido por lei

Todas as informações coletadas pelo IBGE têm sua confidencialidade garantida pela lei nº 5534/1968, que trata do sigilo da informação e garante que os dados só podem ser utilizados para fins estatísticos.

Sobre a pesquisa

A pesquisa vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar. Nos casos de internação, será possível saber também se o paciente foi sedado, entubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Já nas situações em que não houve deslocamento até uma unidade de saúde, será perguntado se os moradores receberam, por exemplo, a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio com ou sem orientação médica.

A PNAD Covid19 também vai apresentar as mudanças no mercado de trabalho neste período de pandemia, abordando questões sobre a prática de home office, os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias.

Dados atualizados da covid-19 no portal Cidades@

Desde o dia 22 de maio, o IBGE disponibiliza no portal Cidades@ dados atualizados do Ministério da Saúde sobre a covid-19. Para cada um dos 5.570 municípios brasileiros e cada uma das 27 unidades da Federação (26 estados e Distrito Federal), são informados o número de casos de covid-19, a incidência da doença por 100 mil habitantes, o número de mortes, a letalidade (percentual de mortes em relação ao total de casos) e a mortalidade por 100 mil habitantes.

As informações são atualizadas diariamente, conforme a divulgação feita pelo Ministério da Saúde. Além dos dados mais recentes, há séries históricas dos números de casos e mortes acumulados, que vão até as primeiras notificações, no início de março. É possível visualizar esses dados em gráficos e baixá-los no formato .csv, legível, por exemplo, por programas como o Excel e similares.

Com essa iniciativa, o IBGE espera facilitar o acesso dos usuários em geral a informações necessárias e relevantes no momento atual, de uma forma amigável, intuitiva e direta, associando-as ainda aos demais dados demográficos e econômicos sobre os municípios e estados, já disponíveis no Cidades@.