Página inicial > Últimas Notícias > Diretora do IComp é eleita representante da ‘Comunidade Científica e Tecnológica’ no Comitê Gestor da Internet no Brasil

• Publicado: Terça, 26 de Maio de 2020, 08h52
  • Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2020, 10h37

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

A diretora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), professora Tanara Lauschner, na última sexta-feira, 22, foi eleita, com os votos de sete entidades representativas, como uma das representantes da ‘Comunidade Científica e Tecnológica’ no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O mandato é trienal e as eleições ocorreram a partir dos votos de um colégio eleitoral, composto por entidades que representam os seguintes segmentos: Comunidade Científica e Tecnológica, Setor Governamental, Empresarial, Notório Saber em Assuntos de Internet e Terceiro Setor.

O CGI.br é composto por 21 integrantes, sendo 11 representantes da sociedade civil, nove representantes de órgãos de governo e um representante de notório saber em assuntos de Internet. As representações envolvem setores ligados diretamente com a Internet, especialmente no que toca à formulação de suas diretrizes e políticas nacionais.

De acordo com a diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, o Comitê é um lugar de diálogo e decisões sobre os temas relevantes relacionados à Internet no Brasil. “O Norte, neste momento, é a região com menor cobertura de internet no país. Ter uma representante no Comitê para garantir a pauta de inclusão e melhoria de internet na região é estratégico”, explica.

A professora lembra ainda que esse é um espaço para promover estudos e padrões técnicos para a segurança das redes e serviços de Internet e a promoção de programas de pesquisa e desenvolvimento relacionados à Internet. A docente é, na atual gestão, representante do Terceiro Setor. Para o próximo triênio, com a representação na ‘Comunidade Científica e Tecnológica”, a professora Tanara Lauschner e é a segunda mulher eleita pela comunidade científica na história da CGI.br.

“A gestão atual é composta por 21 membros e apenas duas mulheres, representando o Terceiro Setor. Para a próxima gestão, teremos pelo menos três mulheres, duas eleitas pelo Terceiro Setor e uma pela Comunidade Científica e Tecnológica. Pela primeira vez, a sociedade civil elege três mulheres para compor o pleno. Há, ainda, a possibilidade desse número aumentar com as indicações do Setor Governamental. O CGI.br, em todos os seus debates, prima pela diversidade de gênero e regiões e é importante que o pleno reflita isso na sua composição”, enfatiza.

Além da professora da Ufam, farão parte da representação ‘Comunidade Científica e Tecnológica’ Rafael de Almeida Evangelista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Marcos Dantas Loureiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As entidades representativas que votaram na professora Tanara Lauschner foram: Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Sociedade Brasileira de Microeletrônica, Sociedade Brasileira de Computação, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Sociedade Brasileira de Automática, Academia Brasileira de Ciências e Associação InternetLab de Pesquisa em Direito e Tecnologia.

Sobre o CGI.br

É o Comitê Gestor da Internet no Brasil que tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br". Também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.