Página inicial > Últimas Notícias > Nota de pesar - Discente Formação de Professores Indígenas Luiz Carlos Curico Kokama

• Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2020, 09h59
  • Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2020, 10h20

Pelo Departamento de Educação Escolar Indígena
Faculdade de Educação

É com imensa tristeza, dor no coração e na alma que comunicamos o falecimento de Luiz Carlos Rodrigues Curico, do povo Kokama, em consequência da covid-19. Luiz Carlos Curico Kokama era acadêmico do penúltimo período do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas (FPI) da Faculdade de Educação/ FACED/Ufam, Turma Alto Solimões.

A dor maior é saber que o Luís Kokama é mais uma vítima da negação, do descaso, do abandono a que os povos indígenas estão submetidos frente a pandemia e que mesmo diante de gritos cada vez mais fortes ninguém ouve nos palácio de Brasília e de Manaus. A dor também é pela interrupção de um sonho raramente realizável para um indígena, que é a formação superior e uma formação para formar outras pessoas. Hoje sentimos um profundo vazio, pois nenhum professor aceita perder seu aluno, assim como nenhum filho quer perder seu pai ou pai perder seu filho.

Diante da dor e tristeza que sentimos com a partida de Luiz Carlos Rodrigues Curico Kokama renovamos nossos esforços e compromissos para continuar nosso trabalho educativo formando pessoas que amam a vida, ao outro e a si próprio e renovamos também nossa luta política por uma sociedade mais humana, fraterna, solidária e espiritualmente saudável.

Ficam as boas recordações do Luís Carlos Rodrigues Curico, uma pessoa, um professor, um discente dedicado, digno e lutador que sonhava ajudar seu povo e que nos ensinou muito. Aos seus familiares, parentes e amigos manifestamos nossa solidariedade fraterna e nossos pêsames pela perda. Que os nossos valorosos ancestrais acolham com carinho e glória o nosso nobre amigo, parente e irmão!

Luís Carlos Rodrigues Curico Kokama, PRESENTE, PRESENTE, PRESENTE!!!