Página inicial > Últimas Notícias > Projeto “Sexta Cultural” do INC é divulgado em redes sociais

Projeto “Sexta Cultural” do INC é divulgado em redes sociais

• Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 15h13
  • Última atualização em Terça, 19 de Maio de 2020, 16h46

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Valorizar as linguagens artísticas (Música, Teatro, Dança e Artes Visuais) através das apresentações da comunidade acadêmica é o objetivo principal do Projeto “Sexta Cultural do INC”, do Instituto Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam), que recebe propostas até quarta-feira de cada semana. As apresentações serão divulgadas nos Grupos de WhatsApp do INC e Facebook. Os interessados devem enviar as apresentações aos whatsApps: (92) 99118-1360 (Gérson) e (97) 99139-3211 (Benara).

Coordenado pelo TAE, Raimundo Gérson Luzeiro Cardoso, o critério de avaliação funcionará no seguinte molde: aceitar a divulgação de imagem nas redes sociais; produzir um vídeo de no máximo de 3 minutos com apresentação da proposta (música, recital de poema, leitura de um texto, apresentar palavras de apoio ao momento de pandemia e outros).

De acordo com o coordenador, os alunos do INC têm inclinação às artes e, a partir daí, foram estimulados participar de uma ação experimental que, posteriormente, tornou-se uma proposta de projeto de extensão. “Criamos este Projeto com a finalidade de estreitar o relacionamento entre a universidade e a sociedade, pois também se apresentam nesse espaço, alunos egressos e diversos artistas locais. É mais uma maneira de permitir aos discentes uma nova forma de construção de conhecimento científico articulado a saberes locais”, afirmou Gérson Cardoso. As apresentações eram realizadas, antes da pandemia da covid-19, toda sexta-feira, no Hall do INC, no intervalo de almoço.

Segundo ele, desde 2011, apresentações artísticas já ocorriam por meio do Projeto de Extensão “Caravana Poética”, que envolvia discentes, docentes, técnicos e comunidade em geral e, a partir daí, foram intensificadas essas ações no sentido de fomentar as linguagens artísticas no âmbito acadêmico.

Gérson afirma que “a arte, além de ter inúmeras possibilidades de expressão do cotidiano, também serve como elemento de reflexão social. Vejo que nesse momento difícil em que estamos vivendo, nada melhor do que ter um pouco de alento, esperança, tranquilidade, diversão e outros atributos que a arte é capaz de nos propiciar. E, é interessante frisar, que nossos discentes, alunos egressos e outros artistas, durante esse período da covid-19, aceitaram o desafio de fazer suas apresentações diretamente de suas casas, estando alguns em outros municípios e estados da federação. A tecnologia tem ajudado a nos manter próximos e unidos, mesmo que distantes fisicamente!”

O coordenador acredita que com o Projeto ”Sexta Cultural”, servirá de “termômetro” para descobrir novos talentos, o que permitirá desenhar a criação do Festival Universitário de Música, que contemplará todas as linguagens artísticas: música, dança, teatro e artes visuais. “A Universidade atua no tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”. É de suma importância atentarmos para as nossas ações educacionais. Neste projeto, nossa intenção é manter diálogo constante, não somente com a comunidade universitária, e sim, transpor os muros do Instituto de Natureza e Cultura - INC para atingirmos o maior número de pessoas e mostrar para a comunidade externa um pouco do que produzimos no espaço acadêmico, haja vista, que Benjamin Constant e todo o Alto Solimões é carente das diversas expressões artísticas”, finalizou o coordenador do projeto.