Revista Wamon, do PPGAS, abre chamada para o dossiê temático: Arte: poder e política na Amazônia
A Revista Wamon, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS), organizada pelos docentes Socorro de Souza Batalha e Agenor Cavalcanti de Vasconcelos Neto, convida pesquisadores e pesquisadoras a submeter trabalhos para o dossiê temático intitulado “Arte: poder e política na Amazônia”. A publicação tem como foco trabalhos que pensem a arte a partir de sua dimensão política, destacando os seus distintos enfrentamentos nos cenários contemporâneos da Amazônia. Dentro dessa perspectiva, a proposta é receber pesquisas etnográficas e teóricas sobre a temática, tais como:
1) no campo da antropologia da arte, artisticidade, xamanismo, música, dança, performance, imagens, corpo, estilo e coreografia;
2) no campo da antropologia política e poder, esfera pública, diferenciação e mudança social, formação de liderança, construção de identidade, simbolismo, ritualização, patrimônio cultural imaterial, cultura popular, memória, resgate e reconhecimento.
O dossiê busca reunir diversificados campos de pesquisa para refletir os vários aspectos políticos da arte, em especial no amplo contexto sócio-político-ambiental Amazônico. Incentiva-se também a reflexão sobre a situação de artistas e agentes culturais da Amazônia frente à pandemia mundial da covid-19.
A submissão de artigos e entrevistas do dossiê “Arte: poder e política na Amazônia”, assim como temas livres, resenhas, entrevistas, ensaios fotográficos do fluxo contínuo, devem ser enviados por meio do site da Wamon http://www.periodicos.ufam.
Redes Sociais