Página inicial > Últimas Notícias > Ufam integra a Rede Nacional do Programa Mestrado Profissional em Artes

Ufam integra a Rede Nacional do Programa Mestrado Profissional em Artes

• Publicado: Segunda, 04 de Maio de 2020, 11h11
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2020, 11h29

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Após convocatória à associação de novas instituições de Ensino Superior (IES), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) integra à Rede Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes), cujo objetivo é proporcionar formação continuidade a docentes de Artes da Educação Básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade.

De acordo com a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Selma Baçal, a Ufam concorreu no edital nacional do Prof-Artes, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que permitiu a Universidade torna-se Pólo Regional, ofertando vinte e quatro (24) vagas para formação continuidade a docentes de Artes da Educação Básica pública, sendo vinte (20) para o ingresso de alunos regulares e quatro (4) para alunos de Sistema de Cotas Suplementares: pardos, negros, índios ou deficientes.

Em breve será publicado o edital nacional, conforme anunciou Selma Baçal, e a Ufam publicizará no site institucional. “Para nós é muito importante porque é a primeira vez que a Ufam vai poder ofertar o mestrado profissionalizante na área de Artes, considerada uma especialidade importante, e é a primeira vez que nos vamos integrar à Rede Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes), formando profissionais em Artes em nível de mestrado. Para nós é muito importante assim como para a nossa Região", comentou à titular da Propesp.

Ela conta que a Universidade conseguiu aprovação para o credenciamento de integrar ao Programa, após concorrer ao edital, em que foi submetida relação de docentes, pesquisadores e orientadores. “Nós conseguimos a credencial Ufam, como Pólo desse importante curso do mestrado profissional em Artes”, disse.

A rede tem a coordenação geral da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) que oferta vagas em três subáreas das Artes Cênicas, Visuais e Música, com as seguintes linhas de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação de artes e abordagens teórico-metodológica das práticas docentes.