Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Educação Física a distância promove aproximação entre professores e estudantes

• Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 15h23
  • Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2020, 15h39

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

O curso de licenciatura em Educação Física do Centro de Educação a Distância (CED) oferece encontros online com professores de Manaus para aperfeiçoar formação dos estudantes do interior. Seminários com profissionais renomados será próxima atividade a ser oferecida virtualmente.

Ofertada desde 2008, a licenciatura do CED tem aproximadamente 120 alunos matriculados nos polos onde é ofertado nos municípios de Manacapuru, Maués, Lábrea e Itacoatiara. De acordo com a coordenadora do curso, professora Roseanne Autran, antes os estudantes tinham poucas oportunidades de interagir com os professores, que ministram as aulas de Manaus. Com as mudanças, a coordenadora acredita que, além de melhorar a formação oferecida, as novas atividades irão motivar os estudantes e, consequentemente, contribuir para a sua permanência no curso.

“Foi realizado o primeiro encontro, com o professor Vitor Oliveira, com a temática ‘Lutas nas Escolas’, e o resultado foi extremamente positivo, uma participação e interação muito grande dos alunos, com perguntas e sugestões”, revela a professora. “De fato, os alunos se sentiram muito valorizados e a nossa avaliação foi tão positiva que nós ampliamos agora para os seminários com profissionais renomados no âmbito nacional”, conta.

Aluna do polo de Manacapuru, Sâmara Medeiros participou da experiência e avaliou a iniciativa como proveitosa e necessária para o melhor aprendizado os estudantes. “Foi de extrema relevância. O assunto abordado foi de fácil entendimento. Esse encontro online proporcionou maior interação entre nós alunos e o professor da disciplina. A possibilidade de ver e ouvir as dúvidas, opiniões dos colegas, a presença de outros professores também foi muito especial para mim. Desejo que se torne uma prática em todas as disciplinas do curso para facilitar a aprendizagem”, comentou.

Ainda segundo a professora, os encontros e seminários online são também estratégias para obter o melhor conceito (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação. “Em outubro o curso foi reconhecido pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] com a nota 4, e um dos nossos objetivos é aumentar o número de práticas exitosas para que na próxima avaliação, consigamos aumentar a nota; para, além, e, é claro, de contribuir com o processo de formação”, declara.

Os Encontros Online são realizados duas vezes por semana e ministrados por um dos professores do módulo que está sendo estudado, o que se configura um mudança importante na relação professor e aluno, já que, anteriormente, os docentes tinham duas ou três chances de interagir com os discentes durante os cinco meses de duração de um módulo.  “A motivação veio da necessidade de ampliar as atividades de formação no âmbito do curso, fomentar maior aproximação entre docentes da capital e discentes do interior e a verificação da possibilidade de realização através das ferramentas remotas. Destaco também que o atual cenário de isolamento social, saber que muitos alunos estão em casa, motivou também o início das atividades”, detalha a coordenadora.

Para a próxima semana está prevista a realização do primeiro seminário com profissional renomado no País e terá a participação do professor Paulo Guerra, presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e docente da Universidade Federal da Fronteira do Sul, o qual irá discorrer sobre intervenções de base escolar. “É uma oportunidade de eles [estudantes] terem outras experiências com professores de referência no âmbito nacional, o que também vai configurar certificado para eles, e é importante porque esses alunos tem uma dificuldade muito grande em conseguir as horas complementares e isso vem também para estimular e colaborar na formação desses alunos”, completa a professora.