Nota de pesar - professor aposentado do curso de Design, Carlos Antônio Sena
A Universidade Federal do Amazonas comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado do curso de Design, Carlos Antônio Sena, ocorrido nesta quarta-feira, 29 de abril.
Em nota, docentes do curso fizeram uma homenagem ao professor. Abaixo, o texto:
"O professor Carlos Antônio Sena, foi um dos primeiros docentes a atuar no Departamento de Desenho Industrial (em 1988) na Ufam, hoje Departamento de Design. Era Engenheiro Civil, antes vinculado ao Departamento de Hidráulica e Saneamento. Ministrou disciplinas da área de Desenho, tais como: Desenho Geométrico, Desenho Técnico e Geometria Descritiva 1, 2 e 3. Um professor extremamente esforçado e atencioso, muito à frente do seu tempo. Primava pela qualidade do ensino e incentivava alunos e docentes a valorizar o conhecimento, mesmo nos mínimos e simples aspectos vividos do cotidiano. Os tutoriais do AutoCad foram ícones de sua produção de material didático. A paciência e solicitude eram suas marcas. Houve momentos, para aprimorar o aprendizado dos alunos, levava material custeado do próprio bolso para dar mais qualidade às aulas, uma vez que os recursos didáticos eram poucos, e ao mesmo tempo caros para serem disponibilizados pelo departamento. Sena comprava e usava nas suas disciplinas: pirógrafo, aerógrafo, telas e tintas para “simular” um atelier de serigrafia.
Em certa época, com sérios problemas de saúde que o fez perder parcialmente a voz por motivos emocionais, não diminuiu suas atividades como deveria, pelo contrário, continuou normalmente, sendo nítido o esforço que se auto impunha para continuar na jornada, sempre com o apoio incondicional da sua esposa Eliane, que o trazia ao campus e permanecia até o final do expediente. Sena, foi um pioneiro do DEG, lutou e se empenhou para passar às mãos das gerações seguintes, um Departamento sob um alicerce com a nobre intenção que essa missão de docência sempre impulsionou. Quando se aposentou, alunos, técnicos e professores sentiram muitíssimo a sua falta, mas sabiam que podiam procura-lo a qualquer momento, pois estava sempre à disposição do ensino, da pesquisa e da formação de bons profissionais.
Hoje, o Departamento está de luto pela sua partida para o plano de luz. Pedimos a Deus que o receba na Sua sublime e imensa misericórdia, e que ele, Prof. Carlos Antônio Sena, descanse em paz na luz eterna".
Redes Sociais