Página inicial > Últimas Notícias > Nota de pesar - professora aposentada Rosa do Espírito Santo Costa

Nota de pesar - professora aposentada Rosa do Espírito Santo Costa

• Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 14h43
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 16h25

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informa, com profundo pesar, o falecimento da professora aposentada Rosa do Espírito Santo Costa, ocorrido nesta terça-feira, 14 de abril. A docente que era lotada no Departamento de Administração e Planejamento da Faculdade de Educação (DAP/Faced), residia na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Amazonense, nascida em 11 de julho de 1941, teve seu ingresso na Universidade do Amazonas (UA), antiga denominação da Ufam, à época, em 1⁰ de abril de 1965. A professora se aposentou no dia 9 de abril de 1991.

Apesar de não integrar a área de conhecimento em História, a docente era conhecida pela publicação da obra “História do Amazonas”. Editado pelo Governo do Estado do Amazonas, o livro é considerado um clássico que trata sobre a formação cultural e histórica do estado. Na primeira edição, de 1965, a obra traz a apresentação de um importante político e historiador brasileiro, o ex-governador Arthur Cézar Ferreira Reis, que exerceu seu mandato no período de 1964/1967, o qual releva uma autora compromissada com a cultura e história de seu estado.

A Ufam se solidariza com os familiares, amigos da professora aposentada e com a comunidade acadêmica neste momento de luto.