Página inicial > Últimas Notícias > Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas chega à defesa da 100ª dissertação

Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas chega à defesa da 100ª dissertação

• Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 17h14
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 10h36

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal do Amazonas celebrou em 31 de janeiro deste ano sua centésima defesa de dissertação. O Programa tem contribuído para reafirmar a importância da pesquisa para a humanidade, como também o papel da universidade pública para a sociedade.
A defesa ocorreu no salão Canoas, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manaus, onde o mestrando Cristiano Oliveira da Silva defendeu seu trabalho intitulado ‘Ativação da resposta inata aumenta enzima indoleamine 2,3-Dioxygenase em Dengue’, sob a orientação do professor Pritesh Jaychand Lalwani, da Fiocruz. Além do orientador, a banca da defesa contou com a presença do professor Emerson Silva Lima (coordenador do PPGCF) e do professor Marco Aurélio Sartim do ICB/Ufam.
O PPGCF funciona há dez anos e comemora essa conquista, sendo o único destinado à produção do conhecimento na área das Ciências Farmacêuticas na Amazônia Ocidental (nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre) e tem exercido um papel importante na formação de recursos humanos na área.
O Programa tem uma produção científica significativa que resulta em importante retorno social. A pesquisa tem conquistado papel importante nas últimas décadas e tem impactado nos aspectos sociais, econômicos e, principalmente, de saúde. O PPGCF chega a sua centésima pesquisa e reafirma sua tendência de sempre buscar habilitar novos talentos voltados para a criação de novas tecnologias que tenham como destino os seres humanos.
“O PPGCF existe desde 2009 e é o único na área das Ciências Farmacêuticas na Amazônia Ocidental. Tem exercido um papel importante na formação de recursos humanos, com 100 pessoas já capacitadas, e que se encontram, sobretudo, nas universidades, mas também atuam no setor público. Reforço a importância da existência do Programa no sentido de dar oportunidade aos profissionais de se capacitar na área específica de fármacos e medicamentos. Outro destaque é que, em suas linhas de pesquisa, é evidente a exploração dos recursos naturais, ou seja, do uso da biodiversidade amazônica, no desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos (fármacos, medicamentos e alimentos)”, destacou o coordenador do PPGCF, Emerson Lima.
“A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam (Propesp) sente-se feliz pela 100ª defesa de dissertação do nosso Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF). Seus alunos e egressos vêm contribuindo para a ampliação da pesquisa científica na saúde em nossa região. Queremos parabenizar e desejar que o Programa possa se fortalecer neste momento que comemora sua 100ª defesa”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Selma Baçal .