Página inicial > Últimas Notícias > Em programa de rádio, ISB informa opções virtuais de acesso à Biblioteca da Ufam

• Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 16h44
  • Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2020, 17h36

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

A transmissão ocorreu na última quinta-feira, 2 de abril, na Rádio Cidade de Coari, com o objetivo de repassar à comunidade acadêmica do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), unidade acadêmica da Ufam em Coari, e demais Instituições de Ensino Superior do município, o uso de ferramentas digitais disponíveis no site do Sistema de Bibliotecas da Ufam.

Obter informações sobre diversos assuntos se tornou muito mais prático e rápido, facilitando ao estudante encontrar a melhor maneira de pesquisar assuntos relacionados à sua área de conhecimento. Porém, em momento de isolamento social por conta da expansão do novo coronavírus no Amazonas, o gerente da Biblioteca do ISB/Coari, Renato de Sena Mendes, encontrou uma forma de divulgar as opções virtuais de acesso à Biblioteca da Ufam.

Na oportunidade, o gerente repassou indicações de ferramentas digitais disponíveis no site do Sistema de Bibliotecas da Ufam, dentre as quais, destacou: o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Treinamentos online por área do conhecimento; Plataformas de referência e citações de trabalhos acadêmicos, e também mencionou a produção científica elaborada pelos docentes do Curso de Nutrição, "Manual de orientações Nutrição e saúde – Covid-19".

De acordo com Mendes, o propósito da transmissão pela Rádio Cidade de Coari foi apresentar aos acadêmicos opções virtuais que possibilitassem auxiliar nas atividades de ensino-aprendizagem, complementando assim, as bibliografias das disciplinas dispostas nas ementas dos cursos daquele Instituto. Por outro lado, enfatizou a importância da participação dos discentes nos treinamentos diários por área do conhecimento ofertados pelo Portal de Periódicos da CAPES. Ele ressaltou que “as formas de acesso ao Portal para o uso do manual com orientações sobre estratégias de buscas. “Desta forma, acredito que reforçar o uso direto da tecnologia por meio das ferramentas digitais para pesquisa, por conta do isolamento social é potencializar o uso desses recursos virtuais contribuindo para a maximização e conhecimento destas ferramentas à comunidade acadêmica”, completou Renato Mendes.