Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Oficina de Produção Audiovisual do Museu Amazônico da Ufam tem curta-metragem selecionado em festival de cinema de Santa Catarina
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Oficina de Produção Audiovisual do Museu Amazônico da Ufam tem curta-metragem selecionado em festival de cinema de Santa Catarina

  • Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 10h16
  • Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 10h30
  • Acessos: 1253

Mais uma boa notícia para a equipe do curta-metragem ‘O Caso Tucumã’, produzido na Oficina de Produção Audiovisual (OPA), oferecida gratuitamente no Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas 9 (Ufam). O filme, que na semana passada foi selecionado para o Festival de Cinema Curta Pinhais – 8º FESTCINE, no Paraná, acaba de ser anunciado na seleção oficial do 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC), que tem previsão para acontecer em maio de 2020.

O curta foi produzido em 2019, na Oficina de Produção Audiovisual (OPA), no Museu Amazônico. O projeto é coordenado pelo produtor audiovisual Thiago Morais, que é servidor do Museu e também instrutor das aulas. No ‘O Caso Tucumã’, outros profissionais da área foram convidados para agregar suas experiências e colaborar na produção, que apesar de ter sido roteirizado e dirigido pelo cineasta Bruno Pereira, tem na equipe os próprios alunos da Oficina, que desempenharam funções importantes no processo de pré-produção e filmagens.

Além de Bruno, os produtores audiovisuais Wander Luiz e Saleyna Borges participaram das aulas e da produção, orientando sobre roteiro e direção de produção.

“Estamos colhendo os frutos das oficinas que iniciaram em 2018 no Museu Amazônico. A proposta da Oficina de Produção Audiovisual (OPA) foi muito bem recebida pelo diretor do Museu Amazônico, Dysson Teles, que segue a orientação do reitor Sylvio Puga, que têm como uma das prioridades da gestão, fortalecer as ações existentes e trabalhar para que novas ações sejam fortalecidas. A OPA é institucionalizada pelo Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC) da Pró-reitoria de Extensão da Ufam. Os Museus são também espaços de pesquisa e cultura, e o nosso é especial por ser um Museu Universitário e localizado na Amazônia. Com os filmes realizados na Oficina, estamos oferecendo gratuitamente uma atividade cultural para a sociedade e apresentando um relatório positivo com a seleção dos filmes nos festivais”, destacou o coordenador da Oficina, Thiago Morais.

O CASO TUCUMÃ

O filme conta a história de uma mulher que recorre aos serviços de um detetive para desvendar um crime. Com elementos amazônicos, a história recebeu da direção de arte uma atenção especial, com objetos que ajudaram a ambientar e contar essa crônica do imaginário amazonense.

Cerca de 25 pessoas participaram da Oficina que deu origem ao filme, e todas puderam exercer funções técnicas nos setores de fotografia, direção de arte, produção, maquiagem, figurino, preparação de elenco e som. O elenco é composto por Jorge Pimentel, Andreia Omena e o jovem Arthur Mascarenhas.

 SOBRE O FESTIVAL

O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é uma realização da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com a curadoria e mentoria do Instituto FESCINE. Em torno de 377 realizadores de todo o Brasil se inscreveram no Festival, que selecionou 143 curtas, para a mostra oficial.

Compõem a curadoria:

Nelson Luiz Pereira – presidente do Instituto Fescine e conselheiro do Jornal OCP;

Isaac Huna – idealizador do festival, designer, produtor cultural e roteirista. Presidente de Honra do Instituto FESCINE;

Dinalberto de Lucca Moreira (Dino) – chefe de programas e projetos da SECEL

Thaysa Petry Lisbôa – atriz e Professora de teatro do Programa Bolsa Técnico Cultural da SECEL.

Eduardo Montecino – fotógrafo profissional.

Christiano Goulart Machado – chefe de eventos culturais da SECEL

Wagner Fox - especialista em Produção de Cinema e Audiovisual, pela PUC-PR

João de Araújo Vicente – cinéfilo, monitor do Museu Histórico Municipal Emílio da Silva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página