Página inicial > Últimas Notícias > Boletim Covid-19 > Gica disponibiliza pesquisas científicas sobre covid-19

Gica disponibiliza pesquisas científicas sobre covid-19

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 09h59 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 14h52 | Acessos: 3879

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19) levou o grupo de pesquisa Gestão da informação e do Conhecimento na Amazônia (Gica), do Curso de Biblioteconomia da Faculdade da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, a disponibilizar informações sobre pesquisas relacionadas ao vírus que vem causando milhares de mortes no mundo. Os interessados podem acessar gica.ufam.edu.br.

Segundo a coordenadora do Gica, professora Célia Simonetti, o mapeamento de informações sobre o coronavírus dissemina o trabalho das plataformas desenvolvidas pelos Sistemas de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SISTEBIB/SBUFRGS) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia que visam o acesso à informação técnico-científica de fontes confiáveis, promovendo a circulação do conhecimento entre pesquisadores, profissionais, estudantes e a comunidade.

Para além deste trabalho, o Gica, em parceria com o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas, mapeou e está disponibilizando as bases de dados pagas que estão oferecendo gratuitamente conteúdos sobre o vírus, na expectativa de contribuir para o avanço das pesquisas em âmbito mundial.

Criado em 2000, Célia Simonetti disse que o grupo de pesquisa tem parceria com a Biblioteca Central da Ufam e objetiva estudar os princípios, sentido, natureza, as características e uso da informação como elemento gerencial bem como seu processo de produção, transmissão, busca, acesso, uso e conservação para oferecer respostas ao processo de gestão e inovação com especial foco no contexto amazônico.

A docente considera que o gerenciamento informacional é um recurso estratégico fundamental para o desenvolvimento da pesquisa, em que necessita ser compreendido, por meio de estudos epistemológicos, teóricos, práticos que reflitam a gestão da informação e do conhecimento para os processos de gestão organizacional.

O Gica apresenta 4 linhas de pesquisas: Mapeamento e Aquisição da Informação e do Conhecimento; Organização e Armazenamento da Informação e do Conhecimento; Distribuição e Uso da Informação e do Conhecimento e Avaliação e Validação.

Nesse aspecto, a coordenadora acredita que “com a divulgação das pesquisas sobre o COVID 19 representa o esforço dos pesquisadores do Gica, em contribuir para os esforços feitos para o avanço das pesquisas uma vez que as informações estão dispersas sendo necessário reuni-las de forma sistematizada para facilitar a disseminação e o acesso”.