Página inicial > Últimas Notícias > Ufam recebe comitiva da Universidade Politécnica de Munique

Ufam recebe comitiva da Universidade Politécnica de Munique

• Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 10h47
  • Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 11h05

Em viagem pelo Brasil, comitiva veio à Universidade em busca de parceria

Recebidos pelo reitor, professor Sylvio Puga, os estudantes e professores da instituição alemã apresentaram o interesse em estabelecer acordo de cooperação com a Ufam visando principalmente o intercâmbio acadêmico. A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira, 11, no Gabinete da Reitoria, setor Norte do campus universitário.

Percorrendo alguns estados brasileiros neste mês de março, os 26 visitantes que vieram de Fortaleza (CE), passarão cinco dias no Amazonas, e daqui seguem para as cidades de Belo Horizontes (MG) e Rio de Janeiro (RJ).  “O objetivo é estreitar relações entre as universidades locais, visitar obras de engenharia civil, conhecer o funcionamento de outras universidades, laboratórios, campus e oferecer um contato extramuro para os alunos”, declara o professor Christoph Seesselberg, um dos responsáveis pela iniciativa.

Segundo o reitor Sylvio Puga, o interesse dos representantes alemães é bastante positivo e indica o fortalecimento da Ufam na área de internacionalização. “É uma grande satisfação receber alunos e professores da Universidade Politécnica de Munique que buscam aproximação com universidades brasileiras e, no Norte do País, com a Universidade Federal do Amazonas”, disse. “Eles têm uma expertise muito grande na área tecnológica e na nossa Faculdade de Tecnologia e em outros departamentos temos muitos campos de aproximação. Nesta primeira reunião, foi acordado que trabalharemos para fazer um acordo de cooperação técnica propiciando que discentes e docentes das duas instituições possam fazer intercâmbio, o que trará muito proveito para ambas”, expôs o gestor.

Após a reunião, a comitiva pôde conhecer algumas instalações da Universidade no setor Norte do campus. Organizador da visita ao Amazonas e à Ufam, professor José Barbosa Filho, chefe de Departamento do curso de economia, informa que a principal área de interesse da comitiva é a área de engenharia civil, mas que há a possibilidade de abrir o acordo para outros cursos. “Como sou ex-bolsista do DAAD [Deutscher Akademischer Austauschdienst - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico], eles me contataram para organizar a visita. Além da Ufam, vamos visitar a Arena, uma usina de asfalto, o encontro das águas e a hidrelétrica de Balbina”, detalha o professor.