Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Daest inicia atividades de atendimento psicológico de 2020

  • Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 09h07
  • Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 10h31
  • Acessos: 1139

Para estudantes que estão iniciando ou retomando as atividades acadêmicas de 2020, é importante conhecer os serviços disponíveis para o corpo discente da Ufam, um deles é o atendimento psicológico oferecido pelo Departamento de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Daest/Progesp). Voltado a acolher e orientar os estudantes, o serviço é realizado de diferentes maneiras. Conheça cada uma delas e participe!

De Bubuia

O De Bubuia tem como objetivo proporcionar espaço de descanso e relaxamento visando o cuidado e a promoção em saúde mental dos discentes.

No espaço são organizadas diversas atividades promovidas pela Assistência Estudantil, como sessões de relaxamento e corredor do cuidado, terapia comunitária integrativa, sessões do CineDaest Debate, saraus, oficinas, murais temáticos, além disso o estudante pode usar o espaço De Bubuia para tirar uma sesta.

O De Bubuia fica localizado na sala 31, piso superior do Centro de Convivência, no Setor Norte. A sala é refrigerada e fica aberta das 8h30 às 16h45.

A programação das atividades são dinâmicas e planejadas bimestralmente, por isso acompanhe o que vai rolar no De Bubuia nos meses de março e abril na aba de assistência estudantil, serviços de psicologia da Progesp.

Acompanhamento Psicológico Individual

Consiste em uma abordagem de acompanhamento psicológico breve que se dá em encontros semanais e tem por objetivo proporcionar suporte psicológico aos estudantes que apresentam perda de qualidade na vida acadêmica em decorrência de sofrimento ou conflito psicológico.

Para solicitar esse tipo de atendimento o estudante deve preencher o formulário no Google Forms de solicitação de atendimento psicológico.

Os atendimentos ocorrem apenas as segundas e quartas-feiras pela manhã e tarde no Daest. Após o recebimento dos formulários o Serviço de Psicologia entrará em contato via e-mail ou telefone com o discente para agendar uma escuta psicológica inicial. O atendimento é de aproximadamente 45 minutos, podendo haver encaminhamentos para acompanhamento no Daest, para profissionais de outras áreas dentro ou fora da Instituição. Esclarecemos que essa primeira escuta não quer dizer que o discente irá ficar em acompanhamento, os psicólogos avaliarão cada caso.

Plantão Psicológico Universitário - PPU

Consiste em atendimento emergencial através de uma escuta focada em um assunto que vem imobilizando o estudante. Com uma demanda focal, o estudante trará seus questionamentos e através da escuta psicológica qualificada e não julgadora será construído conjuntamente estratégias de autoconhecimento, fortalecimento e enfrentamento das adversidades que o estudante vivencia em seu cotidiano. É um atendimento psicológico emergencial, individual, pontual, único e de procura espontânea pelo aluno, diferenciando do que ocorre na psicoterapia, onde há um aprofundamento de aspectos pessoais. O atendimento é de aproximadamente 45 minutos, podendo haver encaminhamentos para acompanhamento no Daest, para profissionais de outras áreas dentro ou fora da Instituição.

Para esse serviço não é necessário agendamento prévio e nem fixação de rotinas posteriores. O estudante pode comparecer nos locais abaixo indicados, verificar os horários disponíveis e comparecer no horário que preferir. Cada estudante tem direito a, no máximo, cinco atendimentos por ano no Plantão Psicológico porque o objetivo desse serviço é acolher o indivíduo em situação de emergência psicológica. O Plantão Psicológico ocorre às sextas-feiras pela manhã das 9h às 11h, na Sala de Reunião, 3º andar, Bloco 1 - ICB no setor Sul do campus e à tarde, das 14h às 16h, na sala Ricardo Pereira Parente, 1º andar do Bloco Administrativo Eulálio Chaves no IFCHS, Setor Norte. 

Terapia Comunitária Integrativa – TCI

Compreende um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, tanto quanto alegrias, vitórias ou histórias de superação. A TCI tem caráter preventivo, não curativo. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas.

As pessoas sentam-se lado a lado, em roda, de modo que seja possível a visualização dos participantes entre si. Tais encontros de acordo com o fundador da TCI, Adalberto Barreto, se desenvolvem em cinco etapas, a saber: acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização e encerramento.

Os grupos são abertos havendo a possibilidade de variação de participantes a cada encontro (em número e identidades), ou seja, uma vez participando de uma Roda, não há obrigatoriedade de comparecimento a todas as outras.

As Rodas de terapia acontecem quinzenalmente na sala De Bubuia e tem a duração de aproximadamente uma hora e 30 minutos e são conduzidas pelos psicólogos do Daest. Para participar não precisa de agendamento prévio basta comparecer no local e horário divulgado.

CineDaest Debate

Nos atendimentos diários aos estudantes são recorrentes temas como: sexualidade, gênero, fragilização e quebra de vínculos familiares, assédio moral na universidade, preconceito, corpo, ansiedade, transtornos alimentares, automutilação, depressão, suicídio. Dessa forma, o Daest pensando em abordar esses temas de maneira coletiva recorreu aos recursos oferecidos pelo cinema como ferramenta psicopedagógica e desenvolveu o CineDaest Debate como mais uma maneira de intervenção em cuidados a saúde dos discentes objetivando proporcionar espaço em que se possa articular ações de promoção e prevenção em saúde por meio dos recursos psicopedagógicos que o cinema oferece.

O CineDaest Debate é um projeto voltado exclusivamente para estudantes de graduação regulamente matriculados em curso presencial da Ufam. As sessões de cinema acontecem bimestralmente seguidas de debate, pois exibir o filme apenas por exibir sem ser acompanhado de uma discussão do tema abordado não traz progressos significativos.

Para participar os estudantes precisam apenas preencher um formulário de inscrição no Google Forms disponibilizado neste site a cada sessão, as vagas são limitadas à capacidade do espaço. O lugar e horário de cada sessão são divulgados no mês em que a mesma acontece.

Coordenações Alertas

Tem como objetivo proporcionar espaço de promoção à saúde mental dos estudantes universitários por meio de rodas de conversas com as Coordenações de curso de graduação a fim de construir uma rede de apoio, desenvolvimento individual e comunitário para permanência estudantil.

Junto às Coordenações de curso são realizadas rodas de conversas que abordam temas relacionados à saúde mental no contexto universitário. Essas atividades proporcionam um espaço coletivo onde as falas circulam, criando e possibilitando o diálogo, a circulação dos afetos, fortalecimento dos vínculos, a acolhida do outro e com o outro, facilitando a rede de cuidado e apoio entre os participantes.

As rodas são facilitadas pelos psicólogos do Daest e nas três primeiras os temas serão sugeridos pelos profissionais e as outras três, pelos participantes. Para a realização das rodas se faz uso de metodologia ativa como músicas, expressões corporais, dinâmica, jogos cooperativos, dentre outras. As rodas têm a duração de aproximadamente uma hora e meia.

O Projeto acontece em um Instituto ou Faculdade por semestre, então a Coordenação de graduação que tiver interesse em recebê-lo precisa entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para maiores informações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página