Página inicial > Últimas Notícias > Primeira turma de Pedagogia da Ufam em Coari comemora 30 anos de formatura

Primeira turma de Pedagogia da Ufam em Coari comemora 30 anos de formatura

• Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 09h19
  • Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 09h32

Por Kenne Yamaguchi/ISB
Com contribuição da Ascom Ufam

Egressos participaram de sessão solene em comemoração aos 30 anos de formatura da primeira turma do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de Coari, a primeira ofertada fora da Sede.  A cerimônia foi realizada na segunda-feira, 02, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) situado no município de Coari.

Ofertado no município por meio do programa Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (Crutac), o curso foi uma das iniciativas da Universidade para levar a educação pública superior de qualidade para o interior do Amazonas, antes de instalar no local sua sede permanente com o campus do ISB.

Dentre os ex-alunos, participaram da solenidade Alexei Chaves de Moura Costa, Maria Delvanir Oliveira da Silva, Maria Dorimar Granjeiro Pinto, Denise do Socorro Moutinho de Araújo, Raimundo Alves Nogueira, Ignez Melo da Cruz, Rosicler Guaraldi Ebling Souza, José Raimundo Moraes da Silveira, Maria Auxiliadora de Lima Yamaguchi, Ecionete Cavalcante Martins, Maurício Roberto da Silva, Adalberto Vieira da Costa,  José Raimundo Lopes da Costa, Marilucy Pereira Marques e Humberto Ferreira Lisboa (vide foto - da esquerda para a direita).

Segundo a diretora do ISB, professora Vera Lúcia Imbiriba, a iniciativa para a celebração partiu dos próprios egressos, que viram a ocasião como uma oportunidade de festejar uma importante conquista para a Universidade, para o município de Coari e para a educação amazonense. “Foi um momento muito bonito, para celebrar mesmo”, declarou a gestora.

Em seu pronunciamento, ó professor Charles Falcão destacou a trajetória da Universidade em sua interiorização, do Crutac ao ISB, bem como a importância que a oferta desse curso trouxe para a educação nos diversos municípios deste Amazonas.

Discursando em nome da turma, a pedagoga Rosicler Ebling, relembrou a acolhida que, tanto os colegas de turma, quanto os docentes que ministravam as disciplinas disponibilizavam aos discentes vindos de outras localidades. Também foram citados os colegas José Barbosa da Silva e Levi Haoxovell Fernandes, já falecidos e todos os professores da, então, Universidade do Amazonas (UA) que tornaram possível a realização do sonho de possuir um diploma de nível superior.

O curso contemplou profissionais que atuavam na educação em dezesseis municípios do Amazonas, sendo: Anamã (01), Careiro da Várzea (01), Coari (17), Codajás (02), Fonte Boa (01), Itacoatiara (09), Iranduba (01), Manacapuru (02), Nova Olinda do Norte (01), 02 de Novo Aripuanã (02), Parintins (02), São Paulo de Olivença (03), Silves (01), 03 de Tabatinga (03), Tefé (01) e Tonantins (01).

Por fim, a turma descerrou a placa comemorativa aos 30 anos da colação de grau, em um clima muito festivo.