Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Formandos do Instituto de Computação receberam grau na noite do dia 3
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Formandos do Instituto de Computação receberam grau na noite do dia 3

  • Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 08h15
  • Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 09h43
  • Acessos: 2062

Alunos de Ciências da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na última terça-feira, 3, colaram grau no Auditório Eulálio Chaves, localizado setor Sul do campus Universitário. A solenidade reuniu 14 formandos, além de pais, familiares, alunos, professores e técnico-administrativos.

A cerimônia foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, acompanhado da diretora do Instituto de Computação (Icomp), professora Tanara Lauschner. Fizeram parte da mesa, a paraninfa do curso de Ciências da Computação, professora Tayana Uchoa Conte, o paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Moisés Gomes de Carvalho. Além dos patronos, professores Eduardo Freire Nakamura e Bruno Freitas Gadelha e dos professores homenageados Leandro Silva Galvão de Carvalho e André Carvalho.  

A oradora da turma, cientista da computação Maria Luisa Pereira Braga, recordou emocionada da trajetória acadêmica e das dificuldades superadas. “Há algum tempo, bem aqui neste mesmo auditório, viemos fazer nossas matrículas. Quando as aulas começaram nos disseram que a nossa função no mundo seria resolver problemas. A cada período que passava um novo problema. Aos que chegaram até aqui, significa que conseguimos resolver todos esses problemas. Foi difícil ouvir nossos professores dizer que estávamos errados, foi difícil programar em Java, mas chegamos. Hoje, saímos desse auditório como cientistas e engenheiros. Tudo isso, graças aos nossos maravilhosos docentes que tiveram paciência e nos deram apoio durante a graduação. Agora, vamos partir para a nossa vida profissional e será inevitável dificuldades e fracassos. Então, quando os momentos ruins chegarem, saibamos que esse será apenas mais um dos vários problemas que já conseguimos resolver”, relembrou.             

O reitor Sylvio Puga, durante discurso, aproveitou a fala da oradora para lembrar que as lágrimas fazem parte da nossa essência, desde o nascimento. “Hoje são lágrimas de alegria e de rememorar todo uma trajetória de desafios aos quais os senhores trilharam. O diploma Icomp ou de qualquer curso da Ufam é fruto de muito luta, esforço, garra e determinação. Vocês são vitoriosos por conta disso. O mercado é cada vez mais exigente e os senhores têm as ferramentas necessárias para fazer a diferença. Claro, que essas ferramentas devem ser utilizadas com ética, respeito e buscando sempre fazer o melhor. A Universidade tem muito orgulho do Instituto. O nosso doutorado, com nota cinco na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem a maior nota da região Norte. Vocês, formados no Icomp, tiveram professores renomados e reconhecidos na sociedade e no mercado. Pais e familiares, os seus filhos foram formados pelos melhores e o futuro profissional deles é, sem dúvidas, de sucesso. Meus queridos, agora egressos da Ufam, não tenham medo do futuro. Foi uma alegria conviver com vocês e as portas continuam abertas para a pós-graduação ou qualquer atividade que vocês queiram contribuir. Portanto, aqui não é um ponto de chegada e sim de partida para os novos desafios”.

De acordo com a diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, as mudanças movem o mundo e não há o que temer. “Vocês já pararam para pensar o quanto mudaram desde a matrícula? O quanto a Ufam transformou a pessoa que você é hoje? Neste momento de mudança é importante pensar nisso. Não se pode ter medo das mudanças. Vocês serão as pessoas que farão as mudanças tecnológicas do futuro, então, é importante lembrar que esse processo precisa ser feito com responsabilidade. Nós estamos vivendo um momento em que muitas pessoas questionam se as tecnologias são boas ou ruins e isso está ligado ao tipo de profissional que podemos ter na área de computação. Vocês resolverão problemas que poderão impactar, diretamente, na vida das pessoas. É fundamental não coletar mais dados do que o necessário e respeitar a privacidade dos usuários. O fato de sabermos lidar com os dados, nos traz grandes poderes e grandes responsabilidades. Tenham percepção, sensibilidade, coragem e perseverança. Além de nunca duvidem da capacidade de vocês”, incentivou a diretora.

Já a paraninfa do curso de Ciências da Computação, professora Tayana Uchoa Conte, contou sobre a emoção que sentiu, ainda durante o pós-doutorado nos Estados Unidos, ao ser lembrada pela turma. “Isso faz a gente sentir que vale a pena. As dificuldades da graduação, relatadas pela oradora Maria Luisa Pereira Braga, nos relembra da trajetória de cada um dos formandos aqui. Lembro de cada história de superação, dedicação e persistência. Fazendo um paralelo com a experiência de docência que tive nos EUA, posso afirmar que vocês são melhores. Nossos discentes são melhores porque têm atitudes melhores. Insistem mais. São alunos com iniciativa e espero que vocês continuem se desafiando ao longo da vida”, relatou a paraninfa.

Por fim, o paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Moisés Gomes de Carvalho, iniciou lembrando que o egresso de uma universidade pública federal faz parte de uma elite intelectual em um país com grandes desigualdades. “Não é só porque vocês têm curso superior, mas porque vocês são elite de uma área em que é responsável pelo estilo de vida moderno que nós temos hoje. As pessoas que trabalham na área da computação lidam com informação. A gente vive em um mundo em que a informação é uma força motriz que move economias e políticas. Constroem ou derrubam governos. Ela é capaz de mudar o curso da vida de milhões de pessoas. O desafio não é encontrar a informação, ela está disponível em todos lugares que vocês podem imaginar, o desafio é encontrar informações que advém de fatos. É ela que nos liga a realidade. Nós vivemos em um mar de desinformação e essa sim pode ser utilizada para manipular. É comum, na contemporaneidade, a ideia de que uma opinião despreocupada tem o mesmo valor de um fato. O esforço de investigar, necessário para entendermos a sociedade, está sendo subestimado e a opinião despreocupada começa a ter valor de fato. Tenhamos cuidado. Continuem buscando dos fatos e não parem de investigar, de estudar”, finalizou o docente.

 

Formandos do curso de bacharelado em Ciência da Computação

  1. CICERO HIGOR GOMES DE SOUSA
  2. DANIEL LOPES ZORDAN FILHO
  3. EDUARDO CARVALHO LOPES
  4. FELIPE SANTOS DA SILVA
  5. JHONATHAN DE SEIXAS MIRANDA
  6. KATIELY DOS SANTOS OLIVEIRA MOREIRA
  7. LUIZ ALEXANDRE SARMENTO DA SILVA
  8. MARIA LUISA PEREIRA BRAGA
  9. MATHEUS GONZAGA MUNIZ
  10. TIAGO DOS SANTOS DE SOUZA
  11. VICTOR QUINTANILHA DE SOUSA
  12. YURI FREITAS ASSAYAG

 

Formandos do curso de bacharelado em Engenharia de Software

  1. KEVVIN AZIZ SAHDO DE PAIVA 
  2. NIKOLAS ROCHA DE MEDEIROS         
registrado em:
Fim do conteúdo da página