Página inicial > Últimas Notícias > Ufam outorga grau a novos psicólogos

Ufam outorga grau a novos psicólogos

• Publicado: Segunda, 02 de Março de 2020, 16h20
  • Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 16h42

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

Na noite do dia 28 de fevereiro, a Universidade Federal do Amazonas realizou a outorga de grau dos formandos da Faculdade de Psicologia (Fapsi), no auditório Eulálio Chaves.

A solenidade foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, junto com a diretora da Fapsi, professora Iolete Ribeiro. Fizeram parte da mesa de honra do evento o patrono da turma, professor Davi Avelino, a paraninfa, professora Raquel Castro, a homenageada com o nome da turma, professora Ana Cristina Fernandes, o vice-coordenador do curso, professor Mark Torres, e o diretor da Editora da Ufam, professor Sérgio Freire.

Após a apresentação dos 19 concluintes, o formando Magno Viana conduziu o juramento de seus colegas. Em seguida, a recém-formada Adrienne Oliveira, representando sua turma, fez o discurso como oradora, permeando suas palavras com sentimento da gratidão e da alegria. “Hoje a noite é de festa e muito especial, uma grande oportunidade para agradecer. No início, tínhamos a angústia com relação ao tempo do curso: 6 anos. Como conseguiríamos passar mais de meia década na faculdade? Como esperaríamos tantos anos pra viver o tão sonhado dia de receber o diploma? Por sorte, fomos aprendendo durante a caminhada que o ‘ir’ é tão valioso quanto o ‘chegar’ e que o todo deve ser saboreado. Nas palavras de Brené Brown, “o caminho é confuso, mas é onde a mágica acontece”. Rimos juntos e nos divertimos muito, fomos uma turma marcada pela alegria de viver. Definitivamente, não somos as mesmas pessoas que iniciaram o curso lá em 2014. E hoje sairemos daqui com o sentimento de missão cumprida e ainda mais conscientes da responsabilidade que temos de cuidar do outro com a nossa escuta atenta e com uma grande capacidade de avaliar o cenário completo.”

A paraninfa escolhida pelos novos psicólogos, professora Raquel Castro, direcionou suas palavras para lembrar aos agora colegas que o caminho não acabou, que a formação deve continuar. “Na minha opinião, a Psicologia é uma escolha difícil, pois é um dos cursos mais exigentes, pois exige além da intelectualidade, que apreendamos muito sobre o outro e, sobretudo, sobre nós mesmos. Somos desafiados a nos ver com outros olhos. Posso dizer com convicção: não importa qual psicologia vocês fazem, o que realmente importa é como vocês fazem psicologia, a maneira como vocês se comprometem com seu fazer. Mais importante que uma teoria, é o manejo competente, a profundidade que você conseguiu com o estudo dessa teoria e como ela atende o contexto que está a sua frente. Independente da escolha que cada um fizer, entre as muitas possibilidades que tem, a trajetória de vocês me mostram que terão sucesso. Lembro, porém, que esse momento não é finalização de sua formação, é um marco, mas exige continuidade, exige estudo constante.”

A diretora da Faculdade de Psicologia, professora Iolete Ribeiro, ressaltou aos novos colegas o papel desta ciência em suas vidas a partir de agora: “A Psicologia se refere a tudo que a gente vive. Onde quer que a gente vá, o nosso olhar será diferente, a nossa compreensão do mundo será impactada pela Psicologia. É importante entender que é a partir desse lugar que nós intervimos no mundo e consideremos qual são os nossos compromissos diante disso. A Psicologia, acima de tudo, exige compromisso: com o coletivo, social. Deve nos despertar um olhar sensível para que não nos coloquemos numa situação de indiferença ou de apatia. Ela exige ação, intervenção! Que a inquietação possa sempre afetá-los para que vocês contribuam na construção de um novo mundo, com respeito aos direitos humanos, mais solidário, mais aberto. Agora, vocês se somam a essa luta. Sejam bem-vindos à Psicologia.”

Finalizando a cerimônia, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, esclareceu sobre o andamento da construção do prédio da Fapsi, que está no cronograma de execução da Prefeitura do Campus para esse ano, com previsão de entrega em 2021. Ao agora egressos, esclareceu que a Universidade estará sempre aberta para que eles retornem em novos desafios: “Aqui não é ponto de chegada, é ponto de partida. Abrem-se novas portas, novos caminhos que serão construídos no exercício profissional. Vocês contam com o diferencial da formação na Universidade Federal do Amazonas, conquistado pelo esforço de cada um de vocês, com apoio dos amigos, familiares e professores. Convidados dos formados: tenham orgulho de cada um deles, porque receber o diploma da Ufam não é uma tarefa fácil. O futuro que lhes espera será de muito sucesso.”

Formandos de Psicologia

1. ADRIENNE OLIVEIRA DO NASCIMENTO