Página inicial > Últimas Notícias > Coari - Biblioteca Setorial do ISB faz balanço das atividades em 2019

Coari - Biblioteca Setorial do ISB faz balanço das atividades em 2019

• Publicado: Segunda, 02 de Março de 2020, 12h46
  • Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 12h46

A Biblioteca Setorial de Coari, em 2019, realizou uma série de ações voltadas para o gerenciamento de informações e capacitações de usuários. A finalidade foi aproximar a comunidade acadêmica do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) das atividades oferecidas Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib/Ufam).

Dentre as ações estão a inauguração do espaço de estudo individual, confecção de carteiras personalizadas e cursos de capacitação sobre as funcionalidades do Sistebib, Pergamum, bases de dados e elaboração do Currículo Lattes. De acordo com a diretora da unidade, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, essas iniciativas consolidam o serviço de qualidade oferecido pela Biblioteca do ISB. “As ações melhoram o processo ensino-aprendizagem, além de manter os discentes em constante atualização acadêmica e científica”, enfatizou.

Para o gerente da Biblioteca Setorial, bibliotecário Renato de Sena Mendes, a ideia é capacitar os usuários, desde a entrada na Instituição, para utilizar de forma otimizada os produtos e serviços oferecidos pelo Sistebib. “O espaço de estudo individual atende não só as necessidades dos usuários como também contempla um dos instrumentos de avaliação de cursos do Ministério da Educação (Mec). Já os quatro cursos de capacitações contemplaram mais de 200 discentes no ano passado e a intenção é que, em 2020, a biblioteca continue oferecendo os cursos”, informou.

O bibliotecário lembrou também outra novidade implementada na biblioteca de Coari e oferecida pelo Sistebib. “Usamos no ISB a carteira personalizada do Pergamum que, por meio do código de barra, facilita o empréstimo dos materiais bibliográficos via leitor de código. A ideia é agregar rapidez ao atendimento”, explicou.

Com o mesmo objetivo, foi firmado uma parceria com os colegiados dos cursos de Matemática e Física para estágio não obrigatório. “Foram selecionados 14 discentes para contribuir com o atendimento ao público que resultará na melhoria dos serviços da unidade de informação de Coari”, finalizou.