Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam gradua 67 novos bacharéis em Direito
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam gradua 67 novos bacharéis em Direito

  • Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 16h41
  • Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 17h36
  • Acessos: 5672

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

Na noite da última quinta-feira, 27, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concedeu grau a 67 formandos da Faculdade de Direito (FD), em cerimônia de outorga realizada Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor sul do Campus Universitário. Amigos, familiares, professores e técnico-administrativos estiveram presentes para prestigiar o evento.

A colação de grau foi presidida pelo reitor da Universidade, professor Sylvio Mário Puga, acompanhado do diretor da Faculdade de Direito e homenageado com o nome turma, professor Carlos Alberto de Moraes. Também fizeram parte de mesa de honra o paraninfo do curso, professor Rafael Cândido da Silva, o patrono do curso, professor Ananias Ribeiro de Oliveira, o vice-diretor da Faculdade de Direito, professor Adriano Fernandes Ferreira, e os professores homenageados, Maurílio Casas Maia, Luis Felipe Ferreira Cavalcante e Juliano Ralo Monteiro.  

Após o pronunciamento do juramento, conduzido pela formanda Isadhora dos Santos Máximo, e o recebimento das outorgas, o recém-bacharel Lucas Andrade do Nascimento, escolhido para representar a turma como orador, discursou sobre a necessidade da valorização do ensino superior público e sobre a importância da conquista de um diploma em uma das principais instituições de ensino do Brasil. “Chegou o momento de encerrar um ciclo das nossas vidas. Nesta noite, damos o ponto final em uma das jornadas mais desafiadoras até aqui vividas por nós. Depois de tanto tempo, com muito esmero e muita dedicação, alcançamos o grau de Bacharelado em Direito em uma universidade pública que, diga-se de passagem, é uma das instituições de ensino mais antigas do nosso país. Jamais se esqueçam do valor inestimável que a Universidade possui. Enalteçam o nosso maior patrimônio, dotado de existência secular. Defendam esta Instituição de ensino por onde passarem. Afinal de contas, a Educação transforma vidas, concretiza sonhos e nos dá a oportunidade de almejar um futuro melhor. A nossa função também é de proteger este legado, para que as próximas gerações tenham assegurado este direito e que possam trilhar, com maestria, o seu caminho rumo ao sucesso”, completou o formando.

Eleito paraninfo do curso pelos novos bacharéis, o professor Rafael Cândido da Silva, expressou sentir-se grato e comovido por ter sido escolhido para aquela missão. “Com vocês não somente ensinei, mas aprendi. Fui professor e aluno. Mestre e aprendiz. Orientador e orientando. A infindável riqueza de cada universo individual que é o ser humano faz com que sempre possamos melhorar com o outro, por mais diferente que ele seja. Para ensinar é preciso aprender, continuamente, persistentemente, incansavelmente. E vocês permitam-me chamar-lhes de afilhados, me ensinaram muito.” Aproveitou ainda a ocasião para aconselhar os novos egressos. “Persigam com intransigência o caminho da justiça. Defendam, com ardor aqueles que buscarem sua ajuda. Direito é muito mais do que normas jurídicas. Não é feito de verdades absolutas, mas de pontos de observação. Em cada ação judicial há muito mais do que um litígio. Há vidas. Cada petição, parecer, sentença, influencia efetivamente na história das pessoas envolvidas. Ser um construtor do Direito significa lidar com existências, na mais ampla acepção desta palavra. O Direito, tal qual a Medicina, é uma ciência prática que lida com vidas e é construída pela ação humana”, declarou o professor.

Na oportunidade, o diretor da FD e homenageado com o nome da turma, professor Carlos Alberto de Moraes, chamou atenção para a conquista celebrada. “É muita alegria. Poucas pessoas no Brasil têm acesso à educação pública. Vocês são, nesse aspecto, vitoriosos por terem entrado nesta Universidade. E mais vitoriosos ainda por terem concluído esse curso, apesar das dificuldades. Eu desejo que sejam felizes na profissão que escolheram, seja na advocacia privada ou pública. Mas lembrem-se de nunca deixar de estudar. O sucesso tem que vir, mas não a qualquer custo. Tem que vir de maneira proba e honesta. Mais do que nunca isso se faz necessário. A Faculdade de Direto estará de portas abertas para vocês. Hoje é um ciclo que se fecha, mas outros vão se abrir. A Ufam oferece cursos de especialização, mestrado e nada impede que vocês ingressem como professores. Sejam felizes, atuem com ética e não esqueçam que a faculdade está de portas abertas”, finalizou.

Em seu discurso, o reitor da Universidade, professor Sylvio Mário Puga recordou sobre a história da criação do curso de Direto da Ufam. “Há 111 anos, alguns homens da época, liderados por Eulálio Chaves, que liderou este processo histórico e que nomina este espaço em que estamos, pensaram de forma épica em ter uma universidade no interior da Amazônia, no norte do Brasil. Eles desbravaram. O primeiro curso foi o de Direito, e este curso funciona ininterruptamente há 111 anos. Portanto, futuros operadores do direito, os senhores carregam nos seus ombros uma grande responsabilidade perante a nossa sociedade e perante nossa Universidade. Os senhores foram herdeiros dessa história, que foi construída lá trás e que funciona até hoje. Vocês continuarão a levar o nome da nossa querida Faculdade de Direito, com sua competência, para qualquer lugar do Brasil e do mundo. Agora a responsabilidade só aumenta. Vocês são formados pela Ufam. Cada um destes professores aqui presentes tem em seu currículo, na sua história e na sua trajetória o respeito da nossa sociedade, do mundo jurídico, e de todos aqueles que são operadores do direito. Portanto, a partir de agora a missão está lançada. Mas eu, como reitor, tenho a certeza de que vocês estão altamente preparados para enfrentar os desafios que haverão de existir em suas carreiras”, disse antes de declarar encerrada a sessão solene.

 

Confira a lista de formandos:

Adriana Daniela Moraes de Lima  

Ana Carolina Cassio do Nascimento Lacerda

Ana Carolina Junqueira Castro

Ana Caroline de Oliveira e Silva

Barbara Anne Guimaraes da Silva

Beatriz Coelho da Silva

Belise Ribeiro Gonçalves

Brenda da Silva Goncalves

Breno da Silva Soares

Camille Gomes Pessoa

Diessica Sabrina Bezerra Serique

Edenice Macedo de Jesus E Silva

Edigley Oliveira da Silva

Edson de Souza Campos

Elias Santos Souza

Eric Almeida Carro

Erika Pereira Franco

Felipe Oliveira da Silva  

Gabriel Abud de Andrade

Gabriel Mar da Silva

Gabriel Miranda Silva de Oliveira

Gabriel Simonetti Guimarães

Gabriel Teles Leal

Gabriel Victor Andrade Nunes

Gilmar Nascimento da Silva

Giovanna Menezes da Ponte Nascimento

Harley Matos Candido Filho

Hiuri Dias Cembrani

Igor de Souza Trindade

Ingrid Silva Rebelo

Isadhora dos Santos Maximo

Joao Gabriel Pereira Crispim

Joao Paulo Pereira Neto

Jonathan Lucas de Souza Teixeira

Lailla Castro de Souza

Leticia Almeida de Lucena

Leticia Roberta Medeiros Pirangy de Souza

Lorena Beckman Britto

Luana Assuncao Pinheiro

Luany Cristine Souza Egas Soares

Lucas Andrade do Nascimento

Lucas Lima da Silva

Luiz Eduardo Batista dos Santos

Lukas Ibanes Berte

Luma Pimentel Ferreira

Marcos Teixeira de Souza

Maria Vanusa do Socorro de Souza Firmo

Marvin Sales de Freitas Cardoso

Matheus Jose Alves de Lima

Micaela Vallera Roque da Silva

Michelle Cerqueira da Rosa

Nataly Gonzaga Prestes

Nicolle Brasil Bonetti

Nelson Moinho de Azevedo

Raimundo Sérgio Farias Padilha

Renato Fernandes Ferreira  

Roberta Araujo Mateus

Rodrigo Monteiro Alves

Rodrigo Oliveira Acioli Lins

Roosevelt Bernart Mousse de Souza

Sarah Lima de Souza

Suzy Raquel Silva de Souza

Tayane de Souza Barros

Thaylon de Lima Monteiro

Thiago Farias de Souza

Vinicius Luz Torres Silva

Vitor de Moura Feijo

registrado em:
Fim do conteúdo da página