Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitor recebe professores para discutir programação do centenário de nascimento da enfermeira Josephina de Mello
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reitor recebe professores para discutir programação do centenário de nascimento da enfermeira Josephina de Mello

  • Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 12h55
  • Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 16h25
  • Acessos: 2495

Por Juscelino Simões 
Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, recebeu na última quarta-feira, dia 19, a visita dos professores da Ufam, Nair Chase, da Escola de Enfermagem, e Aristóteles Comte Alencar Filho, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). O motivo da visita foi avançar nas discussões sobre a comemoração do centenário de nascimento da professora da Escola de Enfermagem Josephina de Mello, em 21 de maio de 2020. O centenário envolve o lançamento de um livro bibliográfico sobre a homenageada, encerramento da Semana de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas, solenidades comemorativas na Escola, Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Municipal de Manaus.

Homenageada

A homenageada nasceu em Manaus em 21 de maio de 1920. Filha do pastor Juvêncio Paulo de Mello, e da senhora Florence Albertha de Mello, enfermeira obstétrica,   a professora Josephina Mello formou-se em enfermagem pela Universidade de São Paulo em 1947, em 1973 graduou-se bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas Universidade do Amazonas, completou mestrado em Saúde Pública pela East Tennessee State University, foi professora da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) a partir de 1955 e vice-diretora da Escola de Enfermagem de Manaus de 1961 a 1980, e  diretora de 1985 a 1989, e 1993 a 1994. Foi provedora da Santa Casa de Misericórdia de Manaus de 1962 a 1975, membro da comissão que preparou a transição do Hospital Getúlio Vargas para Hospital Universitário Getúlio Vargas.  Foi homenageada pela Associação Brasileira de Enfermagem e pela Johnson & Johnson por duas ocasiões com o Prêmio de Enfermeira do Ano em 1969/1970, em 1978 recebeu das mãos do presidente Ernesto Geisel a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz pelos relevantes serviços prestados à saúde pública brasileira.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página