Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Proext promove campanha de doação de livros para salas de leituras indígenas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Proext promove campanha de doação de livros para salas de leituras indígenas

  • Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 10h05
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 1329

Por Sandra Siqueira 
Equipe Ascom Ufam

A Pró-reitoria de Extensão (Proext) lança campanha de arrecadação de livros para instalar Salas de Leitura em comunidades indígenas do Amazonas. São aceitas obras atuais e de interesse geral, de literatura e livros publicados ou relativos à questão indígena.

A partir do início do primeiro período letivo de 2020 (9 de março) até o dia 30 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 17h, o Departamento de Políticas Afirmativas da Proext (DPA) estará recebendo as doações da comunidade acadêmica.  A iniciativa tem o apoio do “Programa Pé de Vento” vinculado ao DPA, coordenado pela professora Claudia Guerra. “A comunidade universitária está convidada a contribuir com o acervo da sala de leitura, por meio da doação de livros usados ou não”, disse a professora. “É necessário que os livros estejam em bom estado de conservação e sejam atrativos: obras atuais e de interesse geral, livros de literatura e livros publicados ou relativos à questão indígena”, orienta a diretora do DPA.

De acordo com o professor Guilherme Pereira, responsável pela iniciativa, as obras deverão ser voltadas para as questões: literaturas indígenas, revisão da historiográfica brasileira, histórias contadas (de preferência por indígenas) e etc, podem ser em português ou na língua nativa (indígena). “O foco será a cultura indígena, porém, não exclusivamente, pois a sala de leitura atenderá ao público em geral”, informa o professor.

Inicialmente será montada uma “Sala de Leitura” na Aldeia Gavião Real 1 na Comunidade do Livramento as margens do rio Anebá no município de Silves, a 203 km de Manaus. A previsão é que a sala seja instalada no final de maio.

O objetivo será implantar mais cinco salas em outras aldeias ao longo do rio Anebá: “Gavião Real 2”, “Santo Antonio”, “Vila Barbosa”, “Curuar” e “Salwim”. “Há um ano, a Proext vem coordenando um curso de saúde na aldeia Gavião Real 1 e o cacique Jonas Reis de Castro apresentou várias demandas para a aldeia e a sala de leitura foi uma delas. Eles apresentaram essa demanda de livros sobre a cultura e realidade deles porque faltam incentivos além da escola formal. Precisam de outros espaços de lazer, cultura e entretenimento”, declarou o professor Guilherme Pereira. “São umas 800 pessoas, somadas as seis aldeias. Esperamos receber um quantitativo razoável para atender a demanda. Se necessário faremos uma segunda edição da campanha”, finalizou.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página