Página inicial > Últimas Notícias > ICOMP - Ufam cria jogo colaborativo chamado Bumbômetro para o Carnaboi 2020

ICOMP - Ufam cria jogo colaborativo chamado Bumbômetro para o Carnaboi 2020

• Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 09h55
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Discentes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), sob coordenação dos professores Rosiane de Freitas e Bruno Gadelha, desenvolveram jogo colaborativo chamado Bumbômetro para ser utilizado no Carnaboi 2020. O aplicativo é capaz de medir a animação das torcidas do Caprichoso e Garantido, por meio de sensores do celular, e, será utilizado, dia 24 de fevereiro, a partir das 17h, no Centro de Convenções.

O Bumbômetro é um app colaborativo de multidão que pode ser baixado em Android ou IoS  e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). Para utilizar basta baixar o app, escolher uma galera (torcida) e agitar o celular. Os dados são captados pelo próprio aparelho e o resultado da disputa será exibido nos telões do Carnaboi 2020.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, professor Bruno Gadelha, o app está inserido em um projeto maior intitulado ‘Uma Plataforma Tecnológica para Aumento do Engajamento de Multidões em Eventos Culturais na Região Amazônica’, que conta com financiamento parcial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “No projeto estão envolvidos cinco discentes, três alunos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic), um aluno de mestrado e um de doutorado. As pesquisas de Pós-Graduação envolvem tecnologias e o suporte ao engajamento dos públicos em diferentes tipos de eventos e também a experiência dos usuários em contextos não triviais, como por exemplo aplicações de multidão (termo técnico)”, enfatiza.

A outra coordenadora, docente Rosiane de Freitas, explica que o app é resultado de estudos desenvolvidos pela FunTechShow, grupo que estuda inovação tecnológica voltada para o entretenimento digital inteligente. “A FunTechShow é formada por professores e pesquisadores do IComp, da Faculdade de Artes (Faartes), técnicos (desenvolvedores, designers) e alunos. Para a ação tecnológica no Carnaboi 2020, recebemos o convite da SEC depois que os gestores souberam de uma experiência anterior desenvolvida pelo Icomp. Nós desenvolvemos outro jogo colaborativo de multidão chamado Cabo DIGuerra, que consistia em um cabo de guerra digital, fruto da pesquisa do discente Gustavo Martins, de Engenharia da Computação, ligado ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica 2018-2019”, esclarece.

A professora lembra ainda da relevância de combinar pesquisas na área de tecnologia com um evento tradicional do Estado. “É extremamente importante devolver para a sociedade, na forma de ações, o que é produzido intelectualmente na Universidade. Além, claro, de contribuir com uma grande festividade da cultura popular. É fundamental darmos vazão aos resultados das pesquisas de Graduação e Pós-Graduação na área de tecnologias inovadoras. Temos inovação tecnológica e geração de tecnologias computacionais inovadoras que garantem uma maior imersão e experiência do público participante com o espetáculo”, destaca.

Segundo a diretora o Icomp, professora Tanara Lauschner, o Instituto tem ênfase em pesquisa na área de computação com aplicações práticas. “Este app é um exemplo deste casamento entre as pesquisas na pós-graduação (mestrado e doutorado), uma aplicação para a sociedade amazonense e uma possível startup de sucesso que poderá surgir. Desta forma, combinamos Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação mostrando a importância de investir nas universidades para potencializar o desenvolvimento regional”, finaliza.

Carnaboi 2020

O evento faz parte da programação do governo do estado do Amazonas para o carnaval. Na vigésima edição, o Carnaboi presta homenagem ao Arlindo Jr., ícone do boi-bumbá, falecido em dezembro de 2019, e, traz um novo formato. Agora, os artistas se apresentam em um palco 360 graus, montado na ferradura do Sambódromo. Mais de 30 atrações se apresentam, entre elas itens oficiais de Caprichoso e Garantido e os Bois de Manaus: Brilhante, Corre Campo e Garanhão.