Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam forma 18 novos bacharéis em Odontologia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam forma 18 novos bacharéis em Odontologia

  • Publicado: Quarta, 12 de Fevereiro de 2020, 15h32
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 2543
Por Marion Litaiff
Equipe Ascom
 
 
 

Na noite da última terça-feira, 11, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concedeu grau a 18 formandos da turma 52 do curso de Odontologia, em cerimônia realizada no Auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do campus universitário. Amigos, familiares, professores e técnico-administrativos prestigiaram a colação.

A colação de grau foi presidida pelo vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, acompanhado do diretor da Faculdade de Odontologia (FAO), professor José Eduardo Gomes Domingues. Também compuseram a mesa de honra a paraninfa do curso, professora Ana Paula Correa de Queiroz Herkrath, a patronesse, professora Ângela Delfina Bittencourt Garrido, a homenageada com o nome da turma, professora Flávia Cohen Carneiro Pontes, a coordenadora acadêmica, professora Carina Toda, o coordenador do curso de graduação, professor Ary Oliveira Alves Filho, e a coordenadora administrativa da FAO, a técnica Rozilene Gadalupe Lima de Oliveira.

Eleita pelos colegas para representá-los como oradora, Adrielly Carvalho Guedes emocionou-se ao afirmar que sua turma era conhecida por possuir força, garra, e por saber exatamente seus objetivos e lutar por eles. “Chegou a hora de cada um trilhar seu próprio caminho, levando em sua bagagem todo aprendizado, sabedoria e humanidade adquirida nesses anos, e que, com isso, possamos sempre oferecer o nosso melhor onde quer que estejamos. Este não é momento do fim, mas sim o início de uma nova etapa das nossas vidas. Que lembremos que na profissão, além de amar, tem de saber. E o saber leva tempo para crescer. Por isso, amigos, que não tenhamos pressa, estamos só começando. Hoje é o dia de comemorar esta vitória que não é só nossa, mas também de nossa família e todos que estiveram ao nosso lado. Obrigada por esses 5 anos, sinto orgulho de fazer parte desta turma”, disse a nova cirurgiã-dentista.

A paraninfa do curso, professora Ana Paula Herkrath, expôs sentir-se honrada por ter sido convidada para ser paraninfa daquela turma, que foi a primeira que a docente acompanhou desde o primeiro período da faculdade até a formatura. “Bem, a hora agora é de despedida. Chegamos e partimos. Transformados, formados, amados. Vocês partirão por novos caminhos. Por eles, sigam juntos, ainda que distantes, pela amizade que cultivaram durante esses anos. Eu, e todos nós, estaremos sempre por perto, unidos pela odontologia e pela saúde bucal. Meus caros alunos, afilhados e colegas, sejam felizes. Que vocês tenham sempre bons motivos para sorrir e ajudar a construir lindos sorrisos. O mundo está logo ali, esperando e precisando de vocês. Eu levarei a primeira turma que acompanhei do início ao fim da graduação, a turma 52, sempre no coração”.

Para o diretor da Faculdade de Odontologia (FAO), professor José Eduardo Domingues, os formandos ali presentes não são mais os mesmos que se matricularam há alguns anos atrás. “Vocês agora tem outra visão de mundo, e outro papel neste mundo. Aquele medo do desconhecido, a timidez, a ansiedade, o nervosismos, os tremores durante o aprendizado foi deixado de lado, pelo conhecimento acumulado, pelo aprimoramento da técnica e hoje estão mais cientes do papel que vocês devem desempenhar na atuação profissional. Temos certeza que fizemos um esforço, e que conseguimos formar mais uma parcela de excelentes profissionais, tanto técnica, quanto cientificamente. Que suas práticas possam ir além do diagnóstico e tratamento de todas as enfermidades do sistema estomatognático, que sejam mais que cirurgiões dentistas, que sejam cidadãos radicalmente humanistas, que enxerguem além da doença em si, que consigam perceber todos os determinantes sociais que alimentam o adoecer humano, que consigam ter um olhar crítico sobre o ‘status quo’ e que interfiram com seus conhecimentos para que possamos mudá-lo. Que contribuam para que possamos modificar perante a sociedade a visão que se tem hoje do profissional e da odontologia”, enfatiza.

Na oportunidade, o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, relembrou de sua própria colação de grau na Faculdade de Medicina da Ufam. “É impossível não se emocionar neste momento. Este professor, que há 45 anos colava grau, tal qual vocês estão colando, era um jovem que, vindo do interior, tinha muitas promessas na cabeça, muitos horizontes, e neste momento de colação de grau, é um momento em que olhamos e vemos um vazio na nossa frente, porque deixamos de ser discentes e passamos a ser profissionais, sem a orientação dos mestres que foram sempre muito próximos de nós. É aí que começa a batalha. No entanto, há algo de alento nisso tudo. Vocês foram formados em uma excelente universidade, talvez a melhor da região. Uma universidade pública, gratuita e de excelente qualidade a toda a população deste Brasil. Que vocês tenham um futuro grandioso, que não se afastem das coisas mais importantes que foram passadas pelos professores, que não concedam nenhuma gratuidade nas suas ações, e não se afastem das coisas mais importantes das suas profissões, principalmente as da área de saúde, que é a ética profissional. O Amor à nossa profissão é muito importante, é ele que nos leva a vencer todas as dificuldades que vamos encontrar, sejam nos sucessos ou insucessos. Os insucessos também servem de alavanca, pra gente decolar na qualidade das nossas ações e dos nossos procedimentos”, finalizou, encerrando a solenidade de outorga de grau.

 

Confira a lista de formandos:

Adrielly Carvalho Guedes (Oradora)

Beatriz Teles Farias

Brunna Queiroz Serrão

Bruno de Albuquerque Hayasida

Camila Valente Smith

Daniela Bandeira dos Santos

Emmanuelle de Fatima Noberto Bezerra

Gesom Avohai Dias Sombra

Helyton Siqueira Figueira

Isadora Leonilia dos Santos Lira

Jackciane de Oliveira Rocha

Jardel dos Santos Silva

Juliana Rolim Delfino (Juramentista)

Luciana Pontes Barros Lopes

Paola Bitaraes de Almeida

Quirino Remigio da Costa Neto

Rafael de Moura Fernandes

Yasmim Mendes Souza

registrado em:
Fim do conteúdo da página