Página inicial > Últimas Notícias > Campus da Ufam em Itacoatiara realiza Treinamento Intensivo para a Olimpíada Brasileira de Matemática. Estudantes podem se inscrever até 8 de março

• Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 15h34
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

O Programa “Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo” oferece cursos voltados para as competições de matemática. A finalidade principal da iniciativa é melhorar o desempenho dos alunos itacoatiarenses nas olimpíadas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) por meio de aulas presenciais no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), Unidade Acadêmica da Ufam em Itacoatiara.

Estudantes do ensino fundamental, da 6ª à 9ª séries, e do ensino médio já podem se inscrever por meio do site www.poti.impa.br. Serão disponibilizadas 40 vagas e as inscrições serão recebidas gratuitamente entre o dia 17 de fevereiro 2020 e o dia 8 de março de 2020.

As atividades terão início no dia 21 de março de 2020 e, segundo a coordenação do projeto, ocorrerão no Campus Sede, sob a coordenação do professor João Raimundo Ferreira. Monitores e professores dos cursos de graduação de Matemática e Física, vinculados à Coordenação Acadêmica do Icet, serão os responsáveis por ministrar as aulas.

Níveis e módulos

O treinamento é dividido em três níveis, cada um contendo um conjunto de módulos. O primeiro nível possui dois módulos, nos quais são abordados temas como as classificações de quantidades como um número par ou um número ímpar, com aplicação do “Princípio da Casa dos Pombos”. A ferramenta serve, por exemplo, para a obtenção de invariantes em problemas de combinatória e análise de soluções em problemas de aritmética.

Já o segundo nível possui 22 módulos, sendo voltado ao estudo da relação de divisibilidade envolvendo números inteiros, o Teorema Chinês dos Restos, estudo da aritmética dos números inteiros (Gauss, Euler e Fermat), passando foi uma série de outros temas e apresentando também exercícios. Boa parte dos módulos desse nível têm pré-requisitos.

Por fim, o terceiro nível é dividido em dois módulos, nos quais são estudadas as propriedades mais elementares decorrentes dos axiomas dos números naturais e da Divisão Euclidiana, além da apresentação de algumas desigualdades básicas recorrentes em olimpíadas de matemática. Encerra com demonstrações e aplicações sobre a resolução de problemas.

Acesse o material teórico e os simulados antigos neste link: https://goo.gl/6Z9j4x.

POTI / ICET / Ufam
Quem pode se inscrever: alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio
Inscrições: pelo site www.poti.impa.br

Encerramento: dia 8 de março de 2020.