Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Psicologia abre edital para credenciamento de docentes até dia 21 de fevereiro

• Publicado: Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 13h20
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGPSI-Ufam) informa a abertura do Edital nº 001/2020 referente ao Processo Seletivo de credenciamento de docentes. São ofertadas duas vagas para credenciamento de professores permanentes e duas vagas para professor colaborador.

Pode se inscrever professor doutor que se enquadre nos critérios da Portaria nº 81 de 03/06/2016 da Capes e da Resolução Complementar nº 01/2019 – PPGPSI que estabelecem as seguintes normas para o credenciamento de docentes: 1) Ser docente do quadro permanente da Ufam ou possuir outro vínculo formal com a instituição (pós-doutoramento; programas de fixação de docentes doutores; professor ou pesquisador aposentados; cedido por acordo formal para atuar como docente do programa); 2) Participar de projeto de pesquisa que esteja de acordo com uma das linhas de pesquisa do Programa; 3) Possuir índice de produção compatível com o exigido pelo documento de área de Psicologia da Capes, estar vinculado a um Grupo de Pesquisa no diretório CNPq, além de ter currículo Lattes atualizado e corretamente preenchido.

As inscrições e entrega de documentação ocorrem entre os dias 10 e 21 de fevereiro, das 14h às 17h, na secretaria do PPGPSI, localizada no Bloco X, no Setor Sul do campus universitário. É exigida toda a documentação impressa em envelope, especificando no assunto Edital nº 01/2020 PPGPSI/Credenciamento.

O Edital você encontra AQUI. Os anexos podem ser acessados AQUI.

Sobre o PPG

Criado em 2009, o PPGPSI oferece o curso em nível de Mestrado, sendo o único mestrado em Psicologia no Amazonas, respondendo a uma demanda de expansão da formação em Psicologia em nível superior no Estado. Sua proposta é a de atender a uma demanda de qualificação de psicólogos, em nível de mestrado, e responder à política de expansão dos Programas de Pós-Graduação na região Norte, face à necessidade de formação de quadros de docentes e de pesquisadores. As linhas de pesquisa são:

Linha 1:  Processos Psicossociais

Trata de pesquisas relacionadas à produção da subjetividade presente no comportamento humano nas diversas dimensões psicossociais, na relação entre pares ou entre grupos sociais, ou na relação pessoa-ambiente, buscando compreender essa produção psicossocial e cultural numa perspectiva histórica e socioambientalmente contextualizada na realidade amazônica.

Linha 2: Processos Psicológicos e Saúde

Integra pesquisas voltadas para a promoção de saúde e práticas terapêuticas em diferentes espaços (políticas públicas de saúde, promoção de saúde no trabalho, na educação), partindo de diversas matrizes teóricas e metodológicas, voltadas para a produção de conhecimento sensível às especificidades amazônicas e implicado na transformação social.